Estudo diz que origens da Covid-19 continuam um mistério

28 de Fevereiro 2023

Mais de dois anos após os primeiros casos de Covid-19, que causaram 1,1 milhões de mortes só na UE até outubro de 2022, mantêm-se mistérios sobre o vírus, nomeadamente se começou num animal ou num laboratório.

“Não há um consenso no governo dos EUA sobre exatamente como a Covid-19 começou”, admitiu o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional norte-americano, John Kirby, reforçando que, “simplesmente, não há um consenso na Comunidade de Inteligência” dos Estados Unidos.

Em 2021, as autoridades divulgaram um resumo do relatório de inteligência que dizia que quatro membros da comunidade de inteligência dos EUA acreditavam com “pouca confiança” que o vírus foi transmitido pela primeira vez de um animal para um humano, e um quinto acreditava “com confiança moderada” que a primeira infeção humana estava ligada a um laboratório.

Enquanto alguns cientistas estão abertos à teoria do vazamento de laboratório, outros continuam a acreditar que o vírus veio de animais, sofreu mutação e passou a afetar os humanos, como aconteceu no passado com os vírus.

Alguns especialistas, contactados pela Associated Press, defendem que a verdadeira origem da pandemia pode não ser conhecida ainda por muitos anos, se é que alguma vez o será.

Alina Chan, bióloga molecular do Broad Institute of Massachusetts Institute of Technology e Harvard, ressalvando não saber quais as novas informações do relatório, considerou que “é razoável inferir” que se relaciona com as atividades do Instituto de Virologia de Wuhan, na China.

O instituto de Wuhan estudou durante anos os coronavírus, em parte devido a preocupações que, remontando à SARS-CoV, os coronavírus poderiam ser a fonte da próxima pandemia.

“Acidentes de laboratório acontecem com uma frequência surpreendente. Muitas pessoas realmente não ouvem sobre acidentes de laboratório porque não são falados publicamente”, disse Chan, co-autor de um livro sobre a busca pelas origens do Covid-19.

Esses acidentes, na sua opinião, “ressaltam a necessidade de tornar o trabalho com patógenos altamente perigosos mais transparente e responsável”.

Por sua vez, a China tem considerada “infundada” a teoria de que a Covid-19 teve origem num laboratório chinês.

No apoio à teoria animal, muitos cientistas acreditam que o coronavírus passou de animal para humano.

“A literatura científica contém essencialmente nada mais do que artigos de pesquisa originais que apoiam uma origem natural dessa pandemia de vírus”, disse Michael Worobey, biólogo evolutivo da Universidade do Arizona, que estudou as origens da covid.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights