Museu de Vila de Rei disponibiliza sistema de identificação para daltónicos

28 de Fevereiro 2023

O Museu Municipal de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, disponibiliza aos visitantes a linguagem ColorADD, um sistema de identificação para daltónicos que facilita a visita a pessoas com esta deficiência visual.

“A autarquia vilarregense tem a missão de trabalhar em prol de um turismo mais inclusivo, dando oportunidade a que todas as pessoas possam usufruir, de igual forma, das nossas potencialidades turísticas e culturais”, referiu, em comunicado hoje divulgado, a vereadora responsável pelo pelouro da cultura no município de Vila de Rei, Rosa Martins.

O ColorADD é uma linguagem universal, transversal e inclusiva, desenvolvida com base nas três cores primárias mais o branco e o preto, representadas através de símbolos gráficos que, conjugados segundo o conceito de adição de cores, permite ao daltónico identificar toda a paleta de cores sempre que a cor é um fator de identificação, orientação ou escolha.

Este sistema de identificação para daltónicos está implementado em vários países de forma transversal e em diversos setores de atividade social e económico: transportes, vestuário, saúde e hospitais, cidades e espaços públicos, ambiente, material didático e jogos, educação, entre outros.

Rosa Martins salientou ainda que, depois de o município de Vila de Rei disponibilizar cadeiras anfíbias em todas as praias fluviais e complexo de piscinas e de hastear bandeiras com a insígnia ColorADD nestes espaços, “disponibilizamos agora a planta com esta linguagem de forma a facilitar a visita a pessoas que sofram desta patologia”.

O daltonismo é a incapacidade ou diminuição da capacidade de ver a cor ou perceber as diferenças de cor em condições normais de iluminação, que afeta cerca de 10% da população masculina e 5% da população feminina.

Trata-se de uma limitação não visível, incurável, transmitida hereditariamente e que afeta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights