Relação de Coimbra mantém condenação por dois crimes a obstetra da Covilhã

1 de Março 2023

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a condenação por dois crimes de ofensa à integridade física grave, por negligência, de uma médica obstetra do Centro Hospitalar da Cova da Beira, na Covilhã.

Uma médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar da Cova da Beira foi condenada pelo Tribunal Criminal da Covilhã, em 2022, por dois crimes de ofensa à integridade física grave, por negligência, de uma mulher e do seu bebé.

Segundo a Rádio Renascença (RR), O Tribunal Criminal da Covilhã, numa decisão do final de fevereiro, deu como provado que foi a má prática médica que esteve na origem da rotura do útero, potencialmente fatal para a grávida e para o feto.

Adianta ainda que em causa esteve o facto de a obstetra, do Centro Hospitalar da Cova da Beira, em vez de ter optado por uma cesariana ter decidido induzir o parto, usando um medicamento chamado misoprostol – fármaco que a própria farmacêutica diz que está contraindicado para o efeito.

Citando o relatório do Conselho Médico-Legal que fez a perícia a RR, referiu que os peritos são inequívocos na conclusão de que foi o medicamento, usado por via vaginal, a provocar a rotura do útero.

Em consequência disso, o feto entrou na cavidade abdominal da mãe, esta sofreu dores lancinantes, tendo depois sido submetida a uma cesariana de emergência. O bebé nasceu sem respiração e sem batimentos e com necessidade de intubação.

Na sequência da condenação, a obstetra interpôs recurso ao qual o Tribunal da Relação de Coimbra negou provimento.

No acórdão da Relação, datado de 25 de janeiro, a que a Lusa teve ontem acesso, os juízes que compõem a 5ª secção realçam que “nenhum reparo merece a sentença recorrida no que diz respeito à subsunção jurídica dos factos, tendo em consideração que a pretensão da recorrente ora em causa só teria razão de ser caso tivesse sido alterada a matéria de facto no sentido por si defendido, o que não aconteceu”.

“Pelo exposto, acordam os Juízes que compõem a 5ª secção do Tribunal da Relação de Coimbra em negar provimento ao recurso”, lê-se no documento.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights