Número de novos casos de cólera abranda na África Austral

2 de Março 2023

O número de novos casos de cólera abrandou na última semana na África Austral, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS) em comunicado, numa análise aos surtos que têm assolado a região.

“Os novos casos de cólera caíram para 2.880 na semana que terminou a 26 de fevereiro, uma queda de 37% em comparação com a semana anterior, quando foram registados 4.584 casos”, refere a OMS em comunicado.

As mortes permaneceram “quase inalteradas, diminuindo marginalmente de 82 para 81 no mesmo período”.

Moçambique é um dos 12 países africanos afetados por cólera, doença associada à falta de saneamento básico e que irrompe sazonalmente na época das chuvas.

O Governo moçambicano, em coordenação com a Organização Mundial da Saúde, começou na segunda-feira uma campanha de vacinação prevendo abranger 720 mil pessoas em todo o país.

Segundo o Ministério da Saúde moçambicano, o atual surto da doença já fez 37 mortes no país.

A OMS alerta que o aparecimento da cólera está a ser agravado por “eventos climáticos extremos e conflitos que aumentaram as vulnerabilidades, já que as pessoas são forçadas a fugir de suas casas e enfrentar condições de vida precárias”.

Em Moçambique, a tempestade tropical Freddy causou desde sexta-feira danos em 55 unidades sanitárias, referiu a OMS, citando um balanço preliminar com 44.000 pessoas afetadas e quase 3.500 quilómetros de estradas danificadas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights