Novo titular pela pasta da Saúde dos Açores conhecido nos “próximos dias”

4 de Março 2023

A presidência do Governo Regional dos Açores confirmou ter recebido o pedido de demissão do secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, revelando que o nome do sucessor/a do governante será conhecido nos "próximos dias".

Fonte do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) confirmou à Lusa a receção e aceitação do pedido de demissão do governante.

Ainda de acordo com a mesma fonte, o nome do sucessor/a de Clélio Meneses será conhecido nos “próximos dias”.

O titular pela pasta da Saúde dos Açores pediu a demissão do cargo, alegando “razões exclusivamente políticas” e “divergências insanáveis”, tendo o pedido já sido aceite, segundo disse hoje o próprio à agência Lusa.

“Apresentei, no passado dia 16 de fevereiro, o que reiterei no dia 02 de março, ao presidente do Governo dos Açores, o pedido de demissão das minhas funções de secretário regional da Saúde e Desporto, que foi aceite hoje, 04 de março”, avança Clélio Meneses numa declaração enviada à Lusa.

O até aqui secretário da Saúde e Desporto agradece ao presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, a “solidariedade pessoal” e a “oportunidade” para “contribuir para melhorar as condições de vida dos cidadãos”, mas justifica a demissão com “razões exclusivamente políticas”.

“Faço-o por razões exclusivamente políticas, assentes em divergências insanáveis e inultrapassáveis, evidenciadas em sucessivas ingerências no exercício do cargo para o qual fui nomeado, dificultando, quando não impedindo, o cumprimento da complexa missão de gerir o setor”, explicou o agora ex-governante, que integrou as listas do PSD.

Salientando que não existem “momentos ideais para terminar um mandato político”, Clélio Meneses disse, contudo, estar “convicto” de estas serem as “circunstancias adequadas” para abandonar o executivo açoriano, lembrando a “resolução de todas as questões relativas à administração de hospitais e unidades de saúde”.

O social-democrata realçou ainda as conclusões das “negociações e a preparação da legislação relativa às carreiras de saúde” e do “processo de alteração do regime do trabalho suplementar médico” e a elaboração de uma proposta para um novo Plano Regional de Saúde.

“Estou convicto destas serem as circunstâncias adequadas para a decisão que assumo, tendo em conta, por um lado, os limites pessoais decorrentes do desgaste da função e das circunstâncias anormais em que ela foi exercida e, por outro lado, a estabilização do exigente processo pandémico”, acrescentou.

Do trabalho realizado, o secretário da Saúde demissionário destaca ainda as “alterações no financiamento das corporações de bombeiros” e a definição de um “novo modelo de desenvolvimento desportivo e atividade física”.

“Tudo fiz para consolidar o projeto político de mudança da sociedade açoriana em curso, assente nos acordos políticos que o sustentam, sendo esta decisão, também ela, um contributo para a manutenção desta governação com a necessária estabilidade e sustentação partidária”, sustentou.

O social-democrata era responsável pela pasta da Saúde no Governo dos Açores desde da tomada de posse em novembro de 2020.

O executivo dos Açores é suportado no parlamento pelos partidos do governo, pela IL, Chega e deputado independente.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos lançam podcast “Endoscopicamente Falando”

A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) lançou o podcast “Endoscopicamente Falando”, que vai reunir uma série de episódios sobre temas das áreas da Gastrenterologia e da Endoscopia Digestiva.

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights