90% da população do Bombarral sem médico de família

8 de Março 2023

Noventa por cento dos utentes do Centro de Saúde do Bombarral, no distrito de Leiria, estão sem médico de família, admitiu a tutela em resposta a deputados do PSD.

Existem cerca de 10.695 utentes inscritos sem médico de família atribuído, “verificando-se assim uma carência de cerca de seis médicos no total”, informou o Ministério da Saúde numa resposta a perguntas formuladas por deputados do PSD na Assembleia da República, a que a agência Lusa teve hoje acesso.

O Ministério da Saúde admitiu que está a acompanhar “com grande preocupação a situação, que se insere na problemática mais geral de carência de médicos de família, especialmente sentida nesta região do país”.

Para minimizar o problema, houve reforço das “horas de prestação de serviços médicos”, contratadas sobretudo através de um acordo estabelecido com a Santa Casa da Misericórdia do Bombarral.

O Ministério lembrou ainda que foram “recentemente contratados nove médicos prestadores de serviços”.

Além disso, médicos do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, a que pertence a unidade, estão ainda em “horário parcial” para dar “resposta a programas de vigilância e valências específicas”, acrescentou.

Dada a falta de médicos, “a Unidade de Saúde Familiar Bombarral transitou para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados no passado dia 01 de fevereiro, por impossibilidade de garantir o número mínimo de médicos para a unidade funcionar com aquelas características”.

O centro de saúde está a funcionar com três médicos, cinco enfermeiros e cinco assistentes técnicos.

Numa pergunta entregue em janeiro na Assembleia da República, os deputados Hugo Oliveira, Olga Silvestre, João Marques e João Barreiras Duarte (PSD) alertaram que, dos 11.845 utentes inscritos naquele centro de saúde, à data, 8.742 utentes (73%) estavam sem médico de família.

Os sociais-democratas questionaram a tutela como justifica que aquele número de utentes não tenha médico de família, que medidas vai tomar, quantos médicos tenciona contratar e se vai recorrer a médicos do setor privado e social para aumentar a cobertura este ano.

Na última Assembleia Municipal, os autarcas locais demonstraram também preocupação com o problema da falta de médicos no concelho.

O concelho possui 12.763 habitantes, de acordo com os últimos Censos de 2021.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights