Instaurado inquérito para apurar “conflitos” na UCI do hospital de Viana do Castelo

8 de Março 2023

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) abriu um inquérito para apurar “os conflitos” denunciados por “um grupo de profissionais” da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do hospital de Viana Do Castelo, através de abaixo-assinado.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do conselho de Administração da ULSAM, Franklim Ramos, disse hoje ter instaurado o inquérito na sequência de um abaixo-assinado subscrito por mais de 40 profissionais da UCI que se queixam do “ambiente verdadeiramente insuportável” que se vive naquele serviço.

No abaixo-assinado, a que a agência Lusa teve acesso, os subscritores descrevem “um ambiente de constante crispação, atemorização e, sobretudo, de abespinhamento dos enfermeiros de serviço, que está a ter reflexos na sua vida pessoal e profissional, o que, em última análise, compromete a qualidade dos serviços prestados aos utentes”.

A Lusa contactou um dos médicos subscritores do abaixo-assinado, mas sem sucesso.

Os profissionais da UCI dizem que “no presente momento não inexistem condições que permitam à equipa de enfermagem efetuar o seu trabalho com o brio e o denodo que sempre lhes foi reconhecido”.

“Nos últimos oito anos já passaram quatro enfermeiros pelo cargo de gestor e saíram, tendo a enfermeira agora cessante permanecido no cargo menos de um ano, o que diz muito sobre o ambiente por nós vivenciado no serviço e que, no curto e/ou médio prazo, vai irremediavelmente acabar por ter reflexos na prestação de cuidados aos doentes”, lê-se no documento.

Segundo Franklim Ramos, “o conselho de administração recebeu grande parte dos profissionais que subscreveram o abaixo-assinado (…) Ouviu o que tinham a dizer”.

“Aquilo que eu ouvi é matéria para abrir um processo de inquérito. Foi o que eu fiz. E por aqui me fico”, afirmou, escusando-se a especificar as razões que motivaram aquela tomada de posição.

O responsável admitiu ser “natural” que “existam conflitos nas estruturas”, mas sublinhou que a ULSAM “tem ao seu dispor normativos legais para resolver este tipo de situações” sem ter de “andar a discutir as coisas na praça pública”.

Franklim Ramos adiantou que, na reunião que promoveu, os profissionais de saúde “exprimiram o descontentamento” e adiantou estar a aguardar “com calma e tranquilidade” as conclusões do inquérito.

O administrador referiu ter “todo o interesse que o processo de inquérito seja célere, mas a partir do momento que o conselho de administração abre um processo de inquérito não age sobre o instrutor”.

“O instrutor do inquérito, já nomeado, vai ouvi-los, vai elaborar o relatório do inquérito que será submetido ao conselho de administração que decidirá sobre o resultado”, sustentou.

Franklim Ramos garantiu que a UCI, “um serviço de excelência da ULSAM, dotado de pessoal muito competente, está a funcionar muito bem”.

“De acordo com a informação que tenho, neste momento, está a funcionar tudo normalmente. O que me interessa é que não haja prejuízo para tratarem os doentes. O resto será resolvido de acordo com os normativos legais que a instituição tem ao seu dispor para resolver situações destas”, disse.

No início deste mês, em comunicado, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) divulgou ter tido conhecimento “da ocorrência de assédio laboral e violência psicológica no serviço de Cuidados Intensivos do Hospital de Santa Luzia, Viana do Castelo”.

Confrontado com as afirmações do SIM, Franklim Ramos respondeu: “não queria entrar por aí, porque o conceito jurídico de assédio tem um significado diferente daquele que popularmente se diz”.

No comunicado, o SIM, “para além de manifestar a sua total disponibilidade para ajudar os médicos vítimas desse abuso, lamenta a inércia do conselho de administração e da diretora clínica, que deveria ser a garante das boas relações e do respeito entre os médicos da instituição”.

A ULSAM gere os hospitais de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima. Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, servindo uma população residente de 231.488 habitantes nos 10 concelhos do distrito e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights