Mesa Redonda e Inauguração da Exposição de Fotografia “O Cancro visto ao Microscópio”

8 de Março 2023

Sábado, dia 11 de março, pelas 15h00,  acontece na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro uma Mesa Redonda que irá reunir jovens cientistas numa conversa informal sobre a investigação que desenvolvem na área do cancro. Após a conversa, irá ser inaugurada a Exposição de Fotografia “O Cancro visto ao Microscópio”. A entrada é livre.

Quem são as pessoas que investigam o cancro? Que impacto tem a investigação no diagnóstico e tratamento do cancro? Qual o percurso profissional destes cientistas? Este é o mote para a Mesa Redonda que acontece no âmbito do projeto “Vamos aprender sobre Cancro”, desenvolvido por investigadoras do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro (UA). À conversa irão estar os investigadores Torcato Martins, Flávia Castro, Catarina Macedo-Silva e Ana Capela, com moderação da investigadora Sandrina Nóbrega Pereira.

Após a Mesa Redonda, estão todos convidados para a inauguração da Exposição de Fotografia “O Cancro visto ao Microscópio”. Esta exposição pretende ilustrar, através de imagens de microscopia, alguns exemplos de técnicas e modelos que os cientistas usam para estudar as diferentes capacidades funcionais adquiridas pelas células tumorais, a que se chamam Marcas do Cancro (em inglês, Hallmarks of Cancer).

As fotografias apresentadas dizem respeito a trabalhos de investigação de cientistas do Instituto de Biomedicina da UA (iBiMED), que participaram no concurso de imagens de microscopia lançado em 2022, também no âmbito do projeto “Vamos aprender sobre Cancro”, e a cientistas de outros centros de investigação (i3S e CI-IPOP), que aceitaram o convite para colaborar nesta exposição conjunta.

Através de 21 fotografias, o público é convidado a descobrir quais são as características funcionais associadas às células do cancro e como é que elas podem ser estudadas pelos cientistas no laboratório.

A exposição fica patente na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e tem entrada livre.

NR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights