Câmara da Amadora promove rastreios de infeções por VIH e hepatites virais

10 de Março 2023

A Câmara da Amadora está a promover, durante todo o mês de março, diversas ações de rastreio para doenças como a sida (VIH), hepatite B (VHB), hepatite C (VHC) e sífilis, anunciou esta sexta-feira a autarquia.

A ação está dividida em três eixos, começando pela prevenção primária dirigida à comunidade da Amadora, seguindo-se a capacitação de profissionais de saúde e de organizações comunitárias e o rastreio e acompanhamento da população.

Em comunicado, a autarquia especifica que os rastreios vão ser feitos até ao final do mês, em diversas localidades do concelho, durante as manhãs e tardes, em parceria com a Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde.

A Câmara da Amadora recorda ainda que o Plano Estratégico Local para a Intervenção na área do VIH e Sida foi aprovado em 2020, prolongando-se até 2025, e pretende acabar com o estigma e a discriminação, possibilitando “o acesso à prevenção, aos serviços de apoio, aos cuidados de saúde e aos tratamentos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mieloma Múltiplo: GSK anuncia resultados positivos de ensaio clínico de fase III DREAMM-8

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou recentemente os resultados positivos resultantes de uma análise intercalar do ensaio clínico DREAMM-8, fase III, que avaliou belantamab mafodotina, em combinação com pomalidomida e dexametasona (PomDex), versus o tratamento padrão, bortezomib e PomDex, como terapêutica de segunda linha e posterior para o mieloma múltiplo recidivante ou refratário. O ensaio clínico cumpriu o seu endpoint primário de sobrevivência livre de progressão de doença (PFS) numa análise interina pré-especificada e os resultados foram comunicados face à recomendação do IDMC.

USF Santiago de Palmela reacreditada

A Unidade de Saúde Familiar Santiago de Palmela foi reacreditada pelo Modelo Nacional de Acreditação em Saúde, conduzido pelo Departamento da Qualidade em Saúde da Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA)

LG reforça negócio B2B de dispositivos médicos

A LG Electronics está a acelerar o seu negócio B2B de dispositivos médicos. No total, a empresa oferece agora 13 tipos de monitores médicos, incluindo cinco monitores de diagnóstico, cinco monitores cirúrgicos e três monitores de utilização clínica.

Embolização: CUF disponibiliza tratamento para dor osteoarticular

A CUF passou a realizar um procedimento inovador para o tratamento da dor osteoarticular, que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes que sofrem de artrose, tendinites e outras patologias musculoesqueléticas muito prevalentes na população. É a primeira unidade de saúde privada em Portugal a disponibilizar este tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights