Doenças respiratórias: pneumologistas destacam novidades na prevenção, diagnóstico e terapêutica

10 de Março 2023

O XXX Congresso de Pneumologia do Norte, que arrancou esta quinta-feira e decorre até sábado, promove "a atualização contínua" a todos os que trabalham na área das doenças respiratórias. O encontro tem como foco as novidades na prevenção, diagnóstico e terapêutica. 

A organização assegura que o evento é composto por um programa científico “inclusivo a todas as subespecialidades da Pneumologia” e conta com a participação de palestrantes de renome, nacionais e internacionais, “tornando-o o mais apelativo possível para todos os que trabalham na área das doenças respiratórias”.

O programa inclui temas como: “Sessão de Atualização” em Doenças do Interstício Pulmonar, Asma, DPOC, Infeções e Patologia Pleural; “Sessão Clínica” em Pneumologia de Intervenção, Bronquiectasias não-Fibrose Quística, Vasculites, Tosse crónica; “Tendências, controvérsias e questões abertas” em Sono e Cancro do Pulmão e “Mesas Redondas” sobre Transplante pulmonar, Insuficiência Respiratória, Reabilitação Pulmonar, Tabagismo, Infeção por Aspergillus e Saúde Mental na Pneumologia.

A multidisciplinariedade deste congresso é algo também destacado, uma vez que, de acordo com a comissão organizadora, “cada vez mais, o exercício da Medicina assenta numa base multidisciplinar e a Pneumologia espelha diariamente – e muito bem – essa realidade nas suas diferentes áreas. O envolvimento das outras especialidades, desde a Radiologia, Cirurgia Torácica, Doenças Infeciosas, Reumatologia, entre outras, só contribui para uma abordagem diagnóstica e terapêutica mais enriquecida e fiável das doenças respiratórias. A proximidade com outras especialidades está, efetivamente, patente neste congresso através de palestras de colegas médicos nacionais e internacionais”. 

No último dia do congresso, a 11 de março, vão decorrer quatro cursos pós-congresso que, este ano, serão dedicados aos temas do Sono, Oncologia Pneumológica, Ecografia torácica e Prescrição Antibiótica.

O Centro de Congressos Sheraton Porto Hotel foi o local escolhido para receber o encontro de especialistas.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de sarampo sobem para 23 em Portugal

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights