Dra Ana Raquel Vieira Médica dentista na Clínica Santa Madalena

Cárie dentária nas crianças

03/13/2023

A cárie dentária nas crianças é a doença crónica mais prevalente na infância. É uma patologia infeciosa, transmissível, resultante da atividade de bactérias específicas que aderem à superfície dentária, metabolizam açúcares e produzem ácidos que ao longo do tempo provocam  desmineralização dentária. A cárie precoce da infância (CPI), antigamente denominada de “cárie do biberão”, caracteriza-se pela presença  de dentes cariados em crianças menores de 6 anos. A American Academy of Pediatric Dentistry reconheceu a CPI como um problema significativo de saúde pública.

Antigamente o tratamento dos dentes de leite era desvalorizado porque estes iriam cair. Com o passar do tempo compreendeu-se que estes têm extrema importância para evitar complicações graves , tais como:

Consultas de urgência / hospitalizações

Tratamentos mais complexos e dispendiosos

Comprometimento do desenvolvimento craniofacial

Risco de perda de espaço para a dentição definitiva

Implicações na fala

Diminuição da capacidade de aprendizagem

Problemas psico- sociais

As famílias devem ser acompanhadas desde a gravidez para serem dadas todas as informações de boas práticas de higiene oral e alimentação. A primeira consulta da criança deverá ser quando nasce o primeiro dente ou até ao primeiro ano de idade e a partir daí de 6 em 6 meses (média).

A higiene oral deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, como uma pasta fluoretada e uma escova adaptada à boca da criança dos 0 aos 2 anos a quantidade de pasta colocada na escova deverá ser de um “grão de arroz” com 1000/1100 ppm de flúor. Nos bebés sem dentes, devemos usar uma dedeira ou gaze após as refeições.

A partir dos 3 anos quantidade de pasta colocada na escova deverá ser de um “grão de ervilha” com 1450 ppm de flúor. O  “não enxaguar” após a escovagem aumenta a eficácia do flúor e o uso do fio dentário em tenra idade auxilia na diminuição do número de cáries interproximais (entre os dentes).

Na alimentação devem ser evitados snacks e bebidas açucaradas entre as refeições uma vez que aumenta o risco de cárie devido ao contacto prolongado entre os açúcares dos alimentos ou líquidos consumidos e bactérias cariogénicas. A amamentação e toma de medicação noturna  também são fatores de risco para o aparecimento de lesões cariosas, sendo sempre aconselhada a higienização da cavidade oral após as mesmas.

A melhor arma para combater este problema grave de saúde pública é apostar na prevenção. Nesse sentido, a implementação de políticas e programas com ações de prevenção e promoção de saúde oral irão garantir a melhoria da qualidade de vida tanto das crianças como das suas famílias.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights