Especialista ensina cuidadores informais a lidar com a demência, incontinência e mobilização do idoso

13 de Março 2023

O laboratório EDOL promove na próxima semana a primeira edição de “Cuidaidoso – Workshop prático para cuidadores informais”. A iniciativa conta com a orientação de Carmen Garcia, referência na área da geriatria.

O workshop tem lugar no próximo dia 25 de março, nas instalações do EDOL. No evento, Carmen Garcia “vai partilhar a sua experiência pessoal e transmitir conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de competências e técnicas que tornem o dia-a-dia do cuidador mais eficiente.”

A iniciativa terá como foco o apoio de cuidadores informais em áreas como a demência, incontinência, higiene e mobilização do idoso.

“Portugal não é um país para velhos, mas é, cada vez mais, um país de velhos. Segundo os censos de 2021, 23.4% da população residente no país tem mais de 65 anos. Atualmente, por cada 100 jovens, temos cerca de 182 idosos e, ao que tudo indica, a tendência será de agravamento nos próximos anos. Ainda assim, a verdade é que os cuidados aos mais velhos raramente são encarados como prioridade e, se existem cursos que preparam as pessoas, por exemplo, para a parentalidade, é difícil encontrar formações que se dediquem exclusivamente aos cuidados deste grupo frágil e muitas vezes dependente”, explica Carmen Garcia.

“Temos, no EDOL, um longo histórico de iniciativas de promoção de literacia em saúde e de apoio à população. Com o lançamento de Cuidaidoso pretendemos dar continuidade a este trabalho”, acrescenta Sara Madureira, do EDOL. “Com estas sessões pretendemos, sobretudo, contribuir e capacitar os cuidadores informais, para que o seu dia-a-dia seja mais eficaz. Acima de tudo, queremos minimizar a sobrecarga a que estão sujeitos. Tudo o que pudermos fazer para a tornar mais leve será um ganho para o cuidador enquanto pessoa, para o EDOL enquanto entidade e para a Sociedade em geral”, conclui.

O workshop será por duas sessões com duração de cerca de duas horas.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights