Projeto europeu quer promover saúde mental de crianças de famílias vulneráveis

14 de Março 2023

Professores e outros profissionais da educação e da saúde vão ser treinados no âmbito de um projeto europeu que visa promover a saúde mental de crianças de familiares vulneráveis, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).

O projeto “Let’s Talk About Children” que, em Portugal, é coordenado pela UC e conta também com a participação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), junta onze instituições de nove países.

O objetivo é o de que os profissionais “possam adquirir novas competências para trabalhar com as famílias em prol do bem-estar das crianças” que vivem em “contextos familiares vulneráveis, como, por exemplo, famílias em que há casos de doença mental, carências económicas ou dificuldades na integração social”, referiu a UC.

O “Let’s Talk About Children” será implementado em escolas do primeiro e do segundo ciclos da região de Coimbra e em serviços de psiquiatria e saúde mental para crianças e adultos a nível nacional.

Coordenado pela Universidade de Turku, na Finlândia, o projeto foi financiado pela Comissão Europeia com cerca de três milhões de euros no âmbito do programa EU4Health (que apoia projetos que respondem a desafios na área da saúde).

A intervenção a implementar baseia-se na metodologia que dá nome ao projeto.

Trata-se de “uma intervenção psicossocial criada na Finlândia, pela psiquiatra Tytti Solantus, baseada na evidência, centrada na criança e na família, cujo objetivo principal é a promoção da saúde mental das crianças, bem como a prevenção da transmissão intergeracional de problemas de saúde mental”, explicou o docente da Faculdade de Medicina da UC, especialista em psiquiatria e coordenador do projeto em Portugal, Joaquim Cerejeira.

Segundo Joaquim Cerejeira, “esta metodologia contempla o treino de profissionais que lidam com famílias para que possam adquirir competências específicas, que serão fundamentais para que reconheçam precocemente as necessidades psicossociais das crianças e das suas famílias”.

Durante a primeira etapa de implementação do projeto, serão auscultadas as entidades que prestam apoio a famílias em situações de vulnerabilidade, como escolas, autarquias, serviços de saúde e associações.

O objetivo é “identificar e avaliar as respostas existentes, bem como as suas limitações e dificuldades”, acrescentou o docente.

Depois, terá início a capacitação dos profissionais que lidam com as famílias e com as crianças nos contextos educativo e da saúde.

Este treino levará os profissionais a adquirirem metodologias que os levem a “reconhecer precocemente famílias em situação de vulnerabilidade e, através de intervenções multidisciplinares, promover as competências parentais, o desenvolvimento psicossocial das crianças e a saúde mental de toda a família”, acrescentou.

O trabalho de auscultação já se encontra em curso, estando prevista a fase de capacitação dos profissionais de saúde para o mês de junho. A apresentação pública do projeto acontecerá no início desse mês, na UC, durante o simpósio “Vamos falar sobre crianças”.

Em Portugal, participam no projeto, além de Joaquim Cerejeira, a investigadora da Faculdade de Medicina da UC e do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra Ana Paula Silva, a docente da mesma faculdade e especialista em pediatria Fernanda Rodrigues, a psiquiatra Tânia Vieira da Silva (que lidera a equipa do CHUC) e as pedopsiquiatras Maria Laureano e Sara Pedroso.

O projeto estará em curso até 2025, envolvendo instituições de Portugal, Finlândia, Chéquia, Bélgica, Itália, Estónia, Grécia, Polónia e Roménia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights