Carlos Cortes toma hoje posse como bastonário da Ordem dos Médicos

15 de Março 2023

Carlos Cortes toma hoje posse como bastonário da Ordem dos Médicos, tendo já prometido que será “intransigente com quaisquer ingerências externas” e ameaças à sua independência.

Para o novo bastonário, “uma ordem forte é a força dos médicos”.

A 16 de fevereiro, o médico Patologista Clínico foi eleito bastonário dos médicos com 61,94% dos votos, num total de 11.176 votos, na segunda volta das eleições disputadas com o médico Rui Nunes, que obteve 6.867 votos.

No dia em que foi eleito, Carlos Cortes assegurou em comunicado que o seu mandato será dedicado aos médicos e aos doentes.

“Neste momento difícil que atravessamos, exigirei que o papel central dos Médicos no sistema de Saúde seja reconhecido e valorizado, sem exceções. Serei um bastonário de intervenção no setor – e, nomeadamente, no Serviço Nacional de Saúde. Serei a voz de todos os Médicos pela dignificação da profissão, pela melhoria das suas condições de trabalho, pela valorização e segurança do Ato Médico e pela qualidade da prestação dos cuidados de saúde em Portugal”, afirmou na altura.

Eleito para o triénio 2023/2025, Carlos Cortes substitui no cargo o médico urologista Miguel Guimarães, que esteve seis anos à frente da Ordem dos Médicos, cumprindo dois mandatos.

“Juntos pela Saúde” foi o lema da candidatura de Carlos Cortes, que foi presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos no anterior mandato, na qual se propunha a liderar uma ordem “autónoma, independente e sempre interventiva, que não seja complacente ou submissa” e garantia que será um bastonário “aglutinador e de proximidade”.

O novo bastonário defendeu na sua candidatura ser “fundamental a defesa da autonomia e independência da Ordem dos Médicos”.

“É um papel intransigente, pois é necessário acautelar possíveis intromissões dos vários poderes, e do poder político em particular”, afirmou, salientando que “a Medicina não joga com individualismos, exclusivismos ou qualquer tipo de intolerância de grupo”.

Para o novo bastonário, “a melhoria dos cuidados de saúde faz-se em equipa, juntando as pessoas”.

“O exemplo desta pandemia foi paradigmático. Resolvemos, juntos”, disse o novo bastonário que toma hoje posse numa cerimónia no Pátio da Galé, em Lisboa, que conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights