Ação europeia que quer melhorar acesso aos dados de saúde é liderada pela SPMS

17 de Março 2023

A SPMS lidera o grupo de trabalho da ação europeia PATHeD (Enabling Patient Access to their Health Data) que visa melhorar acesso dos cidadãos aos seus dados de saúde.

A PATHeD tem como objetivo disponibilizar um Resumo de Saúde Eletrónico na app SNS 24, com a as informações escritas em português e inglês.

No site oficial dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, lê-se que “através destes objetivos, os cidadãos poderão ter um melhor acesso ao seu Resumo de Saúde Eletrónico em Portugal e noutro Estado-Membro da União Europeia, podendo aceder à informação nos dois idiomas.”

A iniciativa que arrancou no início deste ano conta com o financiamento da Comissão Europeia e é  constituída por 11 países europeus e tem a duração de 18 meses.

Portugal é um de 6 países europeus pioneiros que irão implementar um piloto deste novo serviço.

HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RD-Portugal aponta medidas de reestruturação dos centros de referência

O parco apoio psicológico aos cuidadores informais de pessoas com doenças raras é motivo de preocupação para a União das Associações das Doenças Raras de Portugal (RD-Portugal). Este indicador surge após um inquérito realizado às pessoas com doença rara para avaliar a sua experiência de utilização dos centros de referência.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights