INSA promove 10º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura – SPASS 2023”

19 de Março 2023

O INSA, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), vai o 10º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura – SPASS 2023”, em formato híbrido, este ano subordinado ao tema “Desafios da alimentação saudável e segura na infância e na adolescência”

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), promove, dia 1 de junho, em formato híbrido, o 10º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura – SPASS 2023”, este ano subordinado ao tema “Desafios da alimentação saudável e segura na infância e na adolescência”. A iniciativa tem como objetivo debater as temáticas relacionadas com a promoção da alimentação saudável, na infância e na adolescência, como fator determinante da boa saúde futura do adulto.

Na página na Internet do INSA, pode ler-se que “A criação de ambientes alimentares saudáveis, requer uma análise global de vários domínios, nomeadamente a composição dos alimentos, rotulagem alimentar, marketing alimentar e literacia alimentar. “Neste simpósio”, explicam os promotores, “pretende-se fazer uma abordagem integrada de todas estas temáticas, analisando fatores de risco modificáveis e contribuindo para a promoção de escolhas alimentares saudáveis a partir da infância, com o fim último de obter ganhos em saúde”.

O INSA explica ainda que este evento, “dirigido a todos os interessados no tema, entre os quais, profissionais da saúde, de laboratórios, da indústria e de empresas de restauração e de distribuição alimentar, estudantes e comunidade científica, será transmitido através da plataforma Zoom, tem inscrição gratuita mas obrigatória, podendo a mesma ser feita através deste formulário. O programa da sessão será divulgado oportunamente”.

Estudos científicos têm demonstrado que uma alimentação saudável, na infância e na adolescência, é determinante da boa saúde futura do adulto. Incentivar as crianças e adolescentes a adquirir hábitos alimentares adequados e limitar a sua exposição a alimentos considerados não saudáveis, constitui um desafio para todos.

A alimentação da criança e do adolescente é moldada por diversos fatores, tais como a disponibilidade e o acesso aos alimentos em casa, as práticas alimentares, a publicidade e o contexto social, para além das experiências alimentares precoces e da influência genética. Neste sentido, a análise dos fatores que podem contribuir para a promoção de escolhas alimentares saudáveis a partir da infância, como forma de evitar o desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis, e com o fim último de obter ganhos em saúde, é de grande relevância.

PR/NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cáritas de Coimbra em projeto europeu para demência

Advertisement

Uma tecnologia baseada em sensores de inteligência artificial 3D, testada num projeto europeu liderado em Portugal pela Cáritas Diocesana de Coimbra, foi divulgada hoje como solução para melhorar o cuidado de pessoas com demência.

MAIS LIDAS

Share This