Manifestação em Itália contra restrições aos direitos dos pais homossexuais

19 de Março 2023

Centenas de pessoas manifestaram-se hoje em Milão para protestar contra iniciativas do governo ultraconservador italiano liderado por Giorgia Meloni para restringir os direitos dos pais homossexuais.

A cidade de Milão estava a permitir registar filhos de casais homossexuais nascidos no estrangeiro, com recurso a barrigas de aluguer, proibidas em Itália, ou por procriação medicamente assistida, mas esta semana o autarca da cidade, Giuseppe Sala, (centro-esquerda) disse ter recebido do Ministério do Interior a indicação para deixar de o fazer, dado que cabe à justiça decidir.

“É um passo atrás do ponto de vista político e social”, considerou o autarca.

A manifestação de hoje teve lugar na Praça de La Scala, perto da câmara de Milão, e foi convocada por diferentes organizações de direitos LGBT que veem nesta decisão “uma discriminação”.

A união de casais do mesmo sexo foi legalizada em Itália em 2016, mas sem permitir o direito à adoção. As decisões sobre os filhos são decididas caso a caso pelos tribunais, mas as autoridades locais tomaram a iniciativa, como acontecia em Milão, de agir unilateralmente.

Elly Schlein, eleita recentemente para a liderança do Partido Democrata, de centro-esquerda, foi uma das figuras presentes na manifestação.

Desde a sua chegada ao poder em 2022, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, tem acentuado o discurso em defesa dos valores familiares tradicionais.

“Sim às famílias naturais, não ao ‘lobby’ LGBT!”, declarou, antes de chegar ao poder como líder de uma coligação de direita.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Urgências em Portugal: quase 16 milhões de atendimentos em dois anos e meio

As urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura que se mantém elevada e é mais do dobro da média verificada nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights