DGS anuncia que tratamentos preventivos representam 70% das respostas em saúde oral no SNS

20 de Março 2023

Dados do Programa Nacional da Promoção de Saúde Oral da Direção-Geral da Saúde revelam esta segunda-feira que, no ano passado, mais de 70% dos tratamentos realizados em consultas de saúde oral nos Centros de Saúde foram tratamentos preventivos. 

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, que hoje se assinala, a Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou que a taxa de tratamentos preventivos realizados subiu mais de 10% nos últimos cinco anos, “resultando em ganhos elevados em saúde para a população jovem”.

Em comunicado, a DGS sublinhou que “o acesso a consultas de estomatologia, medicina dentária e higiene oral tem sido reforçado, quer através da atribuição de cheques dentista, quer através de referenciações para consulta de higiene oral e de medicina dentária nos Centros de Saúde que dispõem destes profissionais”.

“Em 2022 registou-se o maior número de sempre de referenciações emitidas para consulta de medicina dentária – 78.702 -, tendo sido utilizadas 23.929. As consultas de higiene oral registaram 18.833 referenciações, tendo sido utilizadas 10.146.”

Relativamente ao cheque dentista, a DGS avançou que o SNS emitiu 630.216 cheques no ano passado, abrangendo 427.562 utentes. “A taxa
de utilização foi de 65,9%, o que representa um custo de 14,5 milhões de euros”, lê-se na nota.

Atualmente, os grupos com acesso a consulta de higiene oral nos Centros de Saúde são as crianças e jovens com 4, 7, 10 e 13 anos. No grupo com acesso a consulta de estomatologia ou medicina dentária através da emissão de cheque dentista incluem-se as grávidas, crianças e jovens dos 2 aos 18 anos, beneficiários do complemento solidário, portadores de VIH/SIDA e utentes com lesões suspeitas de cancro oral.

A DGS garantiu hoje que quer ver reforçado o número de cheques utilizados, estando previsto “o envio de SMS de alerta
para a necessidade de utilização do cheque antes do fim de validade”. “A desmaterialização do cheque dentista / referenciação para higienista oral está igualmente prevista”.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights