DGS anuncia que tratamentos preventivos representam 70% das respostas em saúde oral no SNS

20 de Março 2023

Dados do Programa Nacional da Promoção de Saúde Oral da Direção-Geral da Saúde revelam esta segunda-feira que, no ano passado, mais de 70% dos tratamentos realizados em consultas de saúde oral nos Centros de Saúde foram tratamentos preventivos. 

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, que hoje se assinala, a Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou que a taxa de tratamentos preventivos realizados subiu mais de 10% nos últimos cinco anos, “resultando em ganhos elevados em saúde para a população jovem”.

Em comunicado, a DGS sublinhou que “o acesso a consultas de estomatologia, medicina dentária e higiene oral tem sido reforçado, quer através da atribuição de cheques dentista, quer através de referenciações para consulta de higiene oral e de medicina dentária nos Centros de Saúde que dispõem destes profissionais”.

“Em 2022 registou-se o maior número de sempre de referenciações emitidas para consulta de medicina dentária – 78.702 -, tendo sido utilizadas 23.929. As consultas de higiene oral registaram 18.833 referenciações, tendo sido utilizadas 10.146.”

Relativamente ao cheque dentista, a DGS avançou que o SNS emitiu 630.216 cheques no ano passado, abrangendo 427.562 utentes. “A taxa
de utilização foi de 65,9%, o que representa um custo de 14,5 milhões de euros”, lê-se na nota.

Atualmente, os grupos com acesso a consulta de higiene oral nos Centros de Saúde são as crianças e jovens com 4, 7, 10 e 13 anos. No grupo com acesso a consulta de estomatologia ou medicina dentária através da emissão de cheque dentista incluem-se as grávidas, crianças e jovens dos 2 aos 18 anos, beneficiários do complemento solidário, portadores de VIH/SIDA e utentes com lesões suspeitas de cancro oral.

A DGS garantiu hoje que quer ver reforçado o número de cheques utilizados, estando previsto “o envio de SMS de alerta
para a necessidade de utilização do cheque antes do fim de validade”. “A desmaterialização do cheque dentista / referenciação para higienista oral está igualmente prevista”.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cáritas de Coimbra em projeto europeu para demência

Advertisement

Uma tecnologia baseada em sensores de inteligência artificial 3D, testada num projeto europeu liderado em Portugal pela Cáritas Diocesana de Coimbra, foi divulgada hoje como solução para melhorar o cuidado de pessoas com demência.

MAIS LIDAS

Share This