Morreu o médico e político Cândido Ferreira

21 de Março 2023

A Câmara de Leiria lamentou hoje a morte do médico e político Cândido Ferreira, aos 74 anos de idade, realçando que "marcou a história" da cidade.

Cândido Ferreira, nascido em 1949, em Febres, concelho de Cantanhede (distrito de Coimbra), foi médico especialista em nefrologia, tendo marcado a “história de Leiria”, ao ter criado na cidade “uma das primeiras clínicas de hemodiálise em Portugal, tendo sido também pioneiro em algumas técnicas nesta área”, realçou o município, em nota enviada à agência Lusa.

O médico envolveu-se também na atividade político-partidária, tendo sido militante do PS.

De acordo com o jornal Região de Leiria, foi membro da Assembleia Municipal de Leiria, candidatou-se à presidência da Câmara de Leiria, onde foi vereador, presidiu à Distrital do PS de Leiria e foi ainda diretor de campanha da candidatura de Jorge Sampaio à Presidência da República.

Em 2011, contestou a liderança de José Sócrates do PS e, em 2015, chegou a candidatar-se à Presidência da República.

“Inquieto por natureza, Cândido Ferreira era um homem ligado às artes e a sua intervenção na cultura fica marcada pelos romances que escreveu”, realçou o município de Leiria.

Segundo a autarquia, o exercício da medicina “era mais do que uma paixão, através da qual tratava os seus pacientes com humanidade, sem procurar proveitos próprios, traços que o levaram ao reconhecimento internacional, ao desenvolvimento de parcerias” e à publicação de inúmeros artigos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights