A mudança de hora afeta a nossa saúde? Estudo diz que sim, mas pouco

26 de Março 2023

Domingo, dia 26 de Março, chega oficialmente o horário de verão e nesse dia, à 1 hora da manhã, adiantamos os nossos relógios para as 2h, horário que durará até ao último fim-de-semana de Outubro, quando o relógio voltará à hora de Inverno.

Os especialistas em sono advertem que dormir mais uma hora e ter mais luz natural pode afetar o descanso e causar alguns problemas a certos grupos, especialmente os idosos, os menores, aqueles que já sofrem de perturbações como a síndrome das pernas inquietas ou insónia, ou os profissionais que trabalham por turnos.

Na maioria dos casos, como explica Javier Puertas, chefe do Serviço de Neurofisiologia e da Unidade de Sono do Hospital Universitário de la Ribera de de Alzira (Valencia), trata-se de um problema temporário comparável ao sofrido por qualquer pessoa que atravesse rapidamente vários fusos horários. Os sintomas, de facto, são os mesmos que os do síndrome da mudança de fuso horário, vulgarmente conhecido por jet lag: dificuldade em adormecer à noite, sonolência durante o dia, cansaço, irritabilidade ou falta de concentração.

Já Filippo Calderaro, especialista em sono da Emma – The Sleep Company explica: “Quando há uma mudança de hora, são necessários alguns dias para que o nosso relógio interno também se ajuste. Em particular, a mudança para horário de Verão, quando a noite é encurtada em uma hora, afecta o nosso ritmo circadiano. Isto pode manifestar-se, por exemplo, em sonolência diurna ou problemas ao adormecer à noite. Está cientificamente provado que os adolescentes em particular sofrem de noites de sono reduzidas, uma vez que o ritmo circadiano se desloca para trás durante a puberdade, pelo que normalmente vão dormir mais tarde”.

Quando mudamos os nossos relógios para o horário de verão, ficamos privados de uma hora à noite que poderíamos usar para dormir. Um estudo demonstrou que na segunda-feira seguinte à mudança de hora, as pessoas dormem em média 40 minutos a menos do que nos outros dias.

O nosso corpo funciona num ciclo interno de dormir-despertar de 24 horas que é influenciado e pode adaptar-se a estímulos ambientais, tais como a luz. A mudança para o horário de verão – quando de repente dormimos uma hora ou 40 minutos menos – parece insignificante, mas pode perturbar o nosso ciclo de sono visivelmente e afetar a sincronia do nosso ritmo circadiano. Isto pode manifestar-se nos dias que se seguem sob a forma de dificuldade em adormecer e acordar, mais sonolência diurna, e mal-estar geral.

Para além do nosso padrão sono-vigília, a mudança da hora também afeta outros processos no nosso corpo, tais como a regulação da temperatura do nosso núcleo corporal (baixa à noite e sobe de manhã), pressão sanguínea, ritmo cardíaco e a libertação de hormonas. Por exemplo, algumas pessoas sentem maior apetite após a mudança da hora devido a alterações na libertação de ghrelin (uma hormona que regula a fome). Para além da redução da noite, a mudança da luz solar (a hora de verão é caracterizada por mais escuridão de manhã e luz à noite), pode perturbar ainda mais o ritmo circadiano, que pode levar algum tempo a reajustar-se.

Além disso, muitos indivíduos relatam um aumento dos sintomas de depressão e ansiedade durante esta mudança. As observações do Dr. David Merrill confirmam que a depressão, ansiedade, e mesmo pensamentos suicidas podem ser mais prevalecentes na altura em que o relógio muda, tanto em Março como no Outono. A investigação também demonstrou que um pôr-do-sol mais curto pode resultar num aumento da angústia, o que pode exacerbar a depressão, especialmente para aqueles que já são propensos à ansiedade ou depressão.

Para tentar aliviar e corrigir estes desconfortos o mais rapidamente possível, Manuel de Entrambasaguas, especialista do Serviço de Neurofisiologia do Hospital Clínico Universitário de Valência, recomenda que se faça uma transição acentuada desde o final do dia até à hora de dormir.

“É necessário estabelecer um limite para o tempo de trabalho, tarefas e mesmo de lazer, para que o cérebro possa relaxar e o sono apareça. É aconselhável ir para a cama apenas quando estamos com sono e sobretudo manter uma hora regular de despertar, e expormo-nos à luz do dia para nos ativar”, explicou Entrambasaguas.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights