Formações gratuitas para cuidadores informais arrancam em abril na Amadora

28 de Março 2023

As formações para dar aos cuidadores informais competências e conhecimentos específicos da ação do cuidar, no âmbito do projeto “Apoio ao Cuidador”, regressam em abril à Amadora, indicou a Câmara Municipal.

Em declarações à agência Lusa, a chefe da divisão de intervenção social da autarquia defendeu que este projeto é “uma mais-valia para a cidade” porque possibilitar que “as pessoas passem o maior tempo possível nas suas casas e não tenham de procurar respostas sociais que não existem”.

Ana Moreno disse ainda que o “Apoio ao Cuidador” conta com uma verba executada de cerca de 70 mil euros e que o número de cuidadores interessados nos serviços continua a crescer.

Segundo a chefe da divisão de intervenção social da Câmara da Amadora, até ao final de 2022, participaram “408 pessoas no projeto, contabilizando 31 ações de informação e 210 horas de apoio aos funcionários das instituições particulares de solidariedade social (IPSS)”.

Este projeto é direcionado a cuidadores informais e a cuidadores formais, tendo as ações para os funcionários das instituições sociais começado já no início do ano.

As inscrições são gratuitas e a primeira formação dedicada aos cuidadores informais acontece em 14 de abril.

As formações presenciais vão ser realizadas na Biblioteca Municipal e vão abordar três áreas: a literacia em saúde (o envelhecimento, doença de Alzheimer, demências e cuidados paliativos), a comunicação e desenvolvimento pessoal (comunicação com a pessoa doente e estratégias de autocuidado) e aspetos práticos do cuidar (prevenção de quedas, alimentação e hidratação, entre outros).

Segundo a Câmara da Amadora, o índice de envelhecimento (65 ou mais anos) no concelho, incidia nos 22,2% em 2021, o que motiva a autarquia a capacitar tanto os cuidadores informais, que trabalham e cuidam de doentes dependentes, como os cuidadores formais, nomeadamente do serviço de apoio domiciliário e do centro de dia do concelho.

O projeto “Apoio ao Cuidador” é promovido pela Câmara Municipal da Amadora, através de um protocolo com a Cooperativa LinQue e a Fundação AFID Diferença, no âmbito do Plano Estratégico para o Envelhecimento Sustentável do município, em vigor até 2025.

Esta é uma iniciativa que, recentemente, recebeu um selo de mérito e integrou a Amadora na rede de autarquias que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights