Fast Heroes 112 assinala Dia Nacional do Doente com AVC com atividades educativas

30 de Março 2023

Para marcar o Dia Nacional do Doente com AVC, assinalado anualmente a 31 de março, a Iniciativa Fast Heroes 112 alerta para a importância de conhecer e estar atento aos sinais e sintomas do AVC

Com o apoio do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), a iniciativa organiza ao longo da semana sessões e atividades em várias zonas do país, avança a organização em comunicado.

Na nota enviada às redações, recorda-se que “em colaboração com a equipa da Unidade de AVC do CHUA, a iniciativa tem promovido várias atividades nas escolas da região, com o objetivo de ensinar e sensibilizar os avós e netos para os sintomas do AVC e a necessidade de uma ação rápida”.

Com o mesmo propósito, acrescenta, “o INEM, em colaboração com a Universidade Sénior da Nazaré, une-se à iniciativa Fast Heroes 112 para realizar uma sessão de sensibilização, dirigida a toda a população, no dia 31 de março, pelas 14h00, no Auditório Municipal da Nazaré. No decorrer do evento, que conta com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, um elemento da Equipa do Processo Assistencial do AVC do INEM explica os “Tipos de AVC, sinais e sintomas” e “A importância do contacto 112”. A sessão conta ainda com uma palestra dedicada ao projeto FAST Heroes, de forma a dar a conhecer a iniciativa e o seu envolvimento com a comunidade”.

“Já recebemos vários relatos de netos que salvaram avós e outros familiares, ao identificarem os sintomas do AVC e agirem atempadamente, ligando para as entidades competentes. Estes casos demonstram o impacto positivo significativo que a iniciativa tem nas crianças”, refere Jan Van der Merwe, responsável pela campanha FAST Heroes. “É gratificante ver os resultados do empenho e dedicação de todos os professores, alunos, familiares e profissionais de saúde envolvidos na iniciativa. O objetivo da FAST Heroes 112 é continuar a sensibilizar a população e ajudar a salvar vidas.”, acrescenta.

A efeméride foi instituída em 2003 e é assinalada todos os anos, com o objetivo de sensibilizar a população para a realidade do AVC em Portugal. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, em 2020, as doenças do aparelho circulatório foram as que mais mataram em Portugal (34.593 óbitos), sendo que o AVC continua a continua a ser a principal causa de morte e morbilidade no país (11.439 óbitos). No mundo, estima-se que uma em cada quatro pessoas acima dos 25 anos irá sofrer um AVC ao longo da sua vida, sendo que mais de 110 milhões de pessoas vivas já sofreram um AVC.

A iniciativa FAST Heroes 112 surge como resposta a esta necessidade. Com o objetivo de educar crianças entre os 5 e os 9 anos e os seus familiares, a iniciativa disponibiliza recursos educativos interativos gratuitos. Desta forma, as crianças desenvolvem competências práticas para salvar vidas de uma forma envolvente e divertida, ao mesmo tempo que descobrem um pouco mais sobre a importância da empatia e do amor.

Este projeto conta com várias atividades protagonizadas por quatro super-heróis, que podem ser implementadas nas escolas e em casa. Francisco (a Face), Fernando (a Força) e Fátima (a Fala) são três super-heróis reformados que lhes vão ensinar os três principais sintomas de AVC. Já Tomás (a Tempo), reforça a importância de agir de forma atempada. Tânia (A Professora) é uma personagem que apenas é apresentada aos alunos no segundo ano consecutivo de implementação e incentiva-os a ensinarem quem os rodeia, principalmente os avós.

Desenvolvida em parceria com o Departamento de Políticas Educativas e Sociais da Universidade da Macedónia, a iniciativa conta com o apoio da Organização Mundial de AVC, da Sociedade Portuguesa do AVC, da Direção-Geral da Educação e da Iniciativa Angels. Além do português, os materiais estão já adaptados para várias línguas. Para participar na campanha, basta ir ao website oficial, em www.fastheroes.com, e registar-se como professor para implementar a iniciativa nas aulas ou inscrever a sua criança.

PR/NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights