Ordem dos Farmacêuticos organiza debate sobre escassez de medicamentos

30 de Março 2023

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos (SRC-OF) organiza esta sexta-feira, dia 31 de março, a partir das 14:30 horas uma jornada de debate em torno do tema: Acessibilidade e Reserva Estratégica de Medicamentos e de Produtos de Saúde - Desafios e Estratégia(s).

O debate que terá lugar na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (Auditório Tomé Pires), contará com a presença do Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota-Filipe, assim como representantes de toda a cadeia de valor do medicamento.

A crise sanitária da COVID-19 veio relevar um problema que tem vindo a crescer e a criar preocupação em todos os países europeus, nomeadamente Portugal, a escassez ou a rutura no mercado de medicamentos.

Este problema pode colocar em risco a saúde dos doentes e também pressionar, mais ainda, os sistemas nacionais de saúde. Com efeito, na Europa, segundo a Comissão Europeia, entre 2000 e 2018, a escassez de medicamentos aumentou cerca de 20 vezes mais e continua a aumentar para medicamentos essenciais que essenciais que são amplamente utilizados.

Nesta conjuntura, a SRC-OF organiza as presentes jornadas, cujo programa segue em anexo, e que integram 2 painéis. O primeiro abordará o tópico Acessibilidade aos medicamentos – Problema, Desafios e Estratégia(s), e o segundo, em formato de mesa-redonda, será dedicado ao tema Reserva Estratégica (Nacional) do Medicamento, dispositivos médicos e de Produtos de Saúde, como mecanismo de resposta aos regimes excecionais de contingência – Modelo e Gestão.

NR/HN/OF

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights