Registado recorde de procedimentos de AVC no Hospital de Braga

31 de Março 2023

O Hospital de Braga alcançou um crescimento superior a 200% no número de procedimentos endovasculares de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquémico agudo por cateterismo cerebral, foi esta sexta-feira anunciado. 

No comunicado enviado hoje às redações, o hospital sublinha que se trata da unidade hospitalar “com mais doentes referenciados pelo INEM, no protocolo pré-hospitalar da Via Verde AVC”.

O hospital de Braga destaca que “a demora média de internamento dos utentes é de apenas dois dias e cerca de 30% dos doentes tiveram alta para o domicílio com total independência funcional, circunstâncias que são consideradas muito positivas”.

Os dados são revelados no âmbito do  Dia Nacional do Doente com AVC que hoje se assinala.

“No Dia Nacional do AVC, é importante e de inteira justiça reconhecer o trabalho de todos os profissionais envolvidos no diagnóstico e tratamento do doente com AVC isquémico agudo, assim como dos elementos responsáveis pela sua reabilitação física e cognitiva”, realça João Porfírio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga.  

O Hospital de Braga é das unidades de saúde do País com mais doentes referenciados pelo INEM no protocolo pré-hospitalar da Via Verde AVC, correspondendo a 40% das ativações de Via Verde AVC, sendo os restantes provenientes de ativações diretas na triagem ou de transferências inter-hospitalares. 

Neurorradiologista de intervenção do Hospital de Braga, José Manuel Amorim, realça que “por cada minuto de atraso, 2 milhões de neurónios são irremediavelmente perdidos”, pelo que “é emergente o encaminhamento dos utentes para centros capazes de reconhecerem e tratarem, segundo as melhores práticas, as situações de AVC”. 

No Hospital de Braga, o número de tratamentos endovasculares de AVC isquémico agudo por cateterismo cerebral evidencia um crescimento superior a 200% nos últimos 5 anos: 89 (2018); 102 (2019); 137 (2020); 208 (2021); 308 (2022). 

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights