Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo distinguido

31 de Março 2023

O Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) recebeu o primeiro prémio da "Bolsa Psiquiatria: Intervenção Comunitária em Saúde Mental".

A Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM) distinguiu o projeto de proximidade de saúde mental do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

O trabalho é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar constituída por dois médicos, duas enfermeiras, uma psicóloga, uma assistente social, uma terapeuta ocupacional, uma assistente técnica, contando ainda com outros técnicos em formação.

De acordo com CHMT, o trabalho é articulado “em rede e sempre em parceria com as unidades de cuidados de saúde primários, as autarquias locais, com especial relevância para a Câmara Municipal de Ourém entre outras instituições e forças vivas da comunidade, para a promoção da saúde mental junto de uma área de abrangência de população de mais de 40 mil habitantes.”

A atividade assistencial passa pela realização de consultas, visitas domiciliárias, intervenção junto de grupos vulneráveis e famílias, e no desenho e acompanhamento individualizado de reabilitação na doença mental grave.

O júri da SPPSM apreciou cada uma das candidaturas de forma anónima, sem quaisquer elementos de identificação dos projetos, e o Serviço de Psiquiatria recebeu o primeiro prémio desta bolsa, no valor de €2500. O prémio foi entregue no âmbito do IV Encontro Nacional das Secções da SPPSM, que se realizou no passado dia 11 de março, em Lisboa.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

“Temos de atuar agora” foi a principal mensagem do 6.º Congresso CNC

O que nos espera na próxima década e como podemos impedir ou atrasar o aparecimento de doenças que acompanham o envelhecimento foram as principais questões colocadas na 6.ª edição do Congresso CNS, que se realizou no passado dia 13 de abril na Unidade de Lisboa do CNS | Campus Neurológico. A resposta foi consensual: temos de atuar agora.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights