Curso promove conhecimento sobre avaliação de riscos e benefícios da utilização de medicamentos

1 de Abril 2023

A Distance Learning Consulting (DLC) está a promover um curso de Farmacoepidemiologia com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre a avaliação dos riscos e benefícios da utilização de medicamentos.

De acordo com José Cabrita, coordenador do primeiro curso em eLearning de Farmacoepidemiologia “a ideia de fazer este curso online era um desejo antigo, tendo em conta o potencial deste método de ensino para a difusão do conhecimento”.

Em declarações com nosso jornal, o também professor catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa sublinha que a Farmacoepidemiologia é uma “mais-valia para todos os profissionais que participam no ciclo de vida do medicamento”.

“Farmacoepidemiologia fornece opções metodológicas adaptadas às características da exposição ao medicamento e aos seus efeitos biológicos e intervém nas diversas etapas do ciclo de vida do medicamento, antes e após a sua comercialização, para avaliar o risco iatrogénico e os ganhos em saúde associados ao uso”, explica o responsável.

O curso é dividido em duas partes, destinando-se a todos os profissionais de saúde envolvidos na avaliação e vigilância do benefício / risco do uso de medicamentos; gestoras de saúde; alunos e profissionais de áreas relacionadas com saúde pública e administração de saúde; profissionais da indústria farmacêutica, com particular ênfase nas áreas regulamentar, médica e acesso; profissionais de organismos reguladores e de vigilância do medicamento e Médicos, Farmacêuticos envolvidos em comissões de farmácia e terapêutica (CFT) nacionais, regionais ou Hospitalar.

Esta formação conta com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos.

Mais informação sobre o curso Aqui.

HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights