Demência é o principal fator de risco Covid-19 para os idosos em cuidados continuados

1 de Abril 2023

Dos sete fatores avaliados, o mais prevalente ao longo do ano e durante as diferentes ondas foi a demência. A associação mais forte entre demência e mortalidade por infeção verificada pela Covid-19 foi encontrada na faixa etária dos 65-75 anos.

Em 2020, o primeiro ano da pandemia de Covid-19, a demência foi o fator de risco dominante para a doença entre os residentes de lares de idosos. Este elevado risco foi observado tanto na infeção como na morte por Covid-19, mostra um estudo realizado por investigadores da Universidade de Gotemburgo.

O objetivo do estudo, agora publicado no prestigiado The American Journal of Geriatric Psychiatry, era analisar fatores de risco de infeção por Covid-19 e morte pela doença, respetivamente, para os idosos que vivem em lares de idosos suecos.

Os dados incluíam informações de 82.488 pessoas no total, constituindo 99 por cento de todo o grupo a nível nacional. O período de estudo foi todo o ano pandémico de 2020, um ano que incluiu ondas pandémicas tanto na primavera como no período que antecedeu o Natal, enquanto as vacinações em massa contra a Covid-19 só foram lançadas perto do final do ano.

Os resultados do estudo indicam que vários fatores aumentaram os riscos de, em primeiro lugar, ser infetado com a doença e, em segundo lugar, morrer da mesma. Após ajustamentos para comorbilidade e fatores sociodemográficos como sexo, idade e educação, surgiram sete fatores de risco independentes: idade avançada, sexo masculino, demência, doença cardiovascular, doença pulmonar e renal, tensão arterial elevada (hipertensão arterial) e diabetes.

Demência precoce é o fator de risco mais preponderante

Dos sete fatores acima referidos, o mais prevalente ao longo do ano e durante as diferentes ondas foi a demência. A associação mais forte entre demência e mortalidade por infeção verificada pela Covid-19 foi encontrada na faixa etária dos 65-75 anos.

“Assim, as pessoas com maior risco tanto de serem infetadas com Covid-19 como de morrerem de Covid-19 eram as pessoas com início precoce de demência. Isto pode ser devido às características da doença, com a sua progressão mais rápida”, diz Jenna Najar, a principal autora do estudo.

Jenna Najar, do Instituto de Neurociência e Fisiologia da Universidade de Gotemburgo, autora principal do estudo

Najar conduz investigação em neuropsiquiatria no Instituto de Neurociência e Fisiologia e no AgeCap, o Centro para o Envelhecimento e Saúde da Universidade de Gotemburgo. No estudo participaram ainda Rasmus Broms,  Carl Dahlström, e Marina Nistotskaya, professores do Departamento de Ciência Política da mesma universidade.

O seu trabalho contribuiu para a Comissão Corona Sueca, no âmbito do Programa de Investigação sobre a Covid-19 (SWECOV), organizado pela Universidade de Estocolmo.

Jenna Najar é também médica, residente em psiquiatria no Ambulatório de Psiquiatria, Cognição e Velhice do Hospital Universitário Sahlgrenska.

“Os resultados do estudo fornecem informação-chave sobre quais os fatores que podem ser ligados a resultados negativos – ser infetado e morrer de Covid-19. Este conhecimento pode permitir-nos implementar estratégias específicas de risco em futuras epidemias locais, ou talvez em novas pandemias”, conclui  a investigadora.

NR/HNAlphaGalilleo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga inicia processo de reacreditação

A Unidade Local de Saúde de Braga iniciou esta segunda-feira o processo de renovação da Acreditação Global e Certificação ISSO 9001 do Hospital de Braga para 2024-2027, por parte do Caspe Healthcare Knowlodge System (CHKS).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights