Mª Anabela Ferreira dos Santos, Professora Coordenadora no Departamento de Enfermagem de Saúde Materna; Luísa Sotto-Mayor, Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem de Saúde Materna

“Educational mobile application for prevention of Domestic Violence”

04/01/2023

O Projeto DOMINO é um projeto financiado pela EU (1.4.2021-31.3.2023), que visa fornecer conhecimento e educação aos atuais e futuros profissionais de ação social e de saúde para a prevenção e intervenção precoce da violência doméstica através do desenvolvimento de uma aplicação móvel e curso on-line para profissionais de saúde. O objetivo a longo prazo é prestar cuidados às vítimas, aumentando o seu bem-estar físico e mental e providenciar tratamento aos agressores. O projeto DOMINO é desenvolvido em cooperação com cinco parceiros europeus: Turku University of Applied Sciences, University of West Attica, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Turun Ensi- ja Turvakoti Ry e a parceria técnica com Riga Technical University que desenvolveu a aplicação DOMINO.

Em Portugal, a ESEL participou no projeto Dominó através da presença das Professoras Luísa Sotto-Mayor e Maria Anabela Ferreira dos Santos.

Existem três objetivos principais que levam a alcançar os principais resultados do projeto. O primeiro objetivo é fornecer os melhores conhecimentos e práticas disponíveis na prevenção de violência doméstica através do desenvolvimento de um quadro pedagógico. O segundo objetivo é melhorar a precisão e o conteúdo direto dos materiais de treinamento e educação para os atuais e futuros profissionais sociais e de saúde, criando um curso online de acesso aberto (5 ETCS). O terceiro objetivo é fornecer uma ferramenta digital fácil de usar para prevenção e intervenção da violência doméstica para profissionais sociais e de saúde atuais e futuros, criando um aplicativo móvel educacional DOMINO, que será disponibilizado gratuitamente.

Os resultados do projeto são enquadramento pedagógico, curso online e aplicativo móvel DOMINO. A estrutura pedagógica é desenvolvida por meio do mapeamento das necessidades de combate à violência doméstica dos profissionais de assistência social e de saúde e professores de IES em cada país participante, por meio de painéis de discussão de especialistas. Os resultados do mapeamento foram tratados através de uma análise de conteúdo temática. O curso online DOMINO (5 ECTS) foi desenvolvido com base nos resultados e nas discussões entre os vários participantes dos diferentes países envolvidos. O curso online que pode ser acedido em: https://deb.tuas.fi/moodle/course/view.php?id=5domino, estabelece o conteúdo do produto final do projeto e do aplicativo móvel DOMINO. Além disso, o desenvolvimento do aplicativo móvel inclui as configurações funcionais e técnicas, bem como a pilotagem de a aplicação pelos atuais e futuros profissionais sociais e de saúde.

O projeto DOMINO garante que o conteúdo desenvolvido do aplicativo móvel atenda às necessidades e seja relevante para os profissionais da vida profissional, bem como para a educação nas IES. O projeto está fortemente ligado à vida profissional, oferecendo soluções na interface educação e locais de trabalho e garantindo que os futuros profissionais sejam confrontados com questões da vida real já durante os seus estudos e que a aplicação móvel DOMINO desenvolvida (incluindo o curso online) seja relevante nas IES e para a vida profissional. O projeto utiliza pedagogias inovadoras e métodos digitais para ensinar e aprender. O aplicativo móvel DOMINO será uma ferramenta flexível, utilizável e multifuncional para serviços sociais e de saúde estudantes, professores e profissionais.

Os beneficiários finais do projeto DOMINO são as famílias que sofrem com a violência doméstica.

Se pretender encontrar mais informações sobre o projeto DOMINO, visite o nosso site:

https://domino.turkuamk.fi/

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cáritas de Coimbra em projeto europeu para demência

Advertisement

Uma tecnologia baseada em sensores de inteligência artificial 3D, testada num projeto europeu liderado em Portugal pela Cáritas Diocesana de Coimbra, foi divulgada hoje como solução para melhorar o cuidado de pessoas com demência.

MAIS LIDAS

Share This