Évora recebe iniciativa “Estados Gerais da Saúde – Transformar o SNS”

1 de Abril 2023

A iniciativa “Estados Gerais da Saúde - Transformar o SNS”, da Fundação Para a Saúde – SNS, chega a Évora dia 01 de abril. No Auditório da Universidade, o tema será: “Transformar os Modelos de Cuidados”.

A Fundação Para a Saúde – Serviço Nacional de Saúde dá mais um passo, este ano, para contribuir para a transformação do sistema público de saúde, envolvendo a sociedade civil, ouvindo profissionais com décadas de experiência e com diferentes ideias entre si, como manda a democracia.

Uma “sociedade democrática evoluída” tem a rotatividade na sua génese, “e isso é bom”, mas, para o presidente da Fundação Para a Saúde – Serviço Nacional de Saúde (FSNS), Victor Ramos, as “muitas descontinuidades por causa dos ciclos políticos curtos, e mesmo dentro do mesmo ciclo”, neste sistema “que é o melhor que há”, podem também ser um entrave. É preciso, portanto, “uma base” que, “por detrás das mudanças circunstanciais”, assegure “continuidade”, “para não andarmos um pouco aos ziguezagues”.

E é preciso envolver a sociedade civil nos acertos e nos progressos, defende a FSNS. Isso implica unir um grupo alargado de pessoas com perspetivas e ideias diferentes. “A conectividade é um conceito muito familiar no mundo digital, nas telecomunicações, mas fraca nas organizações e nos sistemas sociais, o que até é uma coisa estranha”, disse ao HealthNews Victor Ramos, numa conversa sobre os esforços de “liderança conectiva” da FSNS através do projeto “Transformar o SNS”, que elaborou um conjunto de teses para a mudança. “O que nós estamos a fazer é juntar, conectar (…), que é fundamental nestes processos transformativos em sistemas complexos”, explicou.

As teses foram explicadas em artigos e entrevistas do Diário de Notícias, em 2022. “O ano de 2022 foi de pensamento coletivo alargado.” Este ano, em fevereiro, arrancou uma nova fase da reflexão que começou em 2019. Nesse ano, a FSNS publicou o livro “Serviço Nacional de Saúde – Breve interpretação e Linhas para a sua Transformação”, um “contributo da Fundação SNS para a mudança que se impõe e que nos permitirá honrar a história coletiva”, lê-se na obra.

Agora, pretende-se transitar do pensamento para “uma maior mobilização”. Para tal, serão vários os contributos “de personalidades com ângulos de abordagem diferentes”. “E nós precisamos disso, de conseguir combinar pontos de vista, experiências, sensibilidades, por ângulos diversos. Porque nós somos limitados. Qualquer ser humano, por mais genial que seja, por mais Nobel ganhos, é sempre muito limitado. Portanto, o desafio que se coloca nas democracias mais complexas (…) é conseguir juntar a grande abrangência de conhecimentos, saberes e pontos de vista.”

Este ano, a primeira conferência foi no Porto.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministro da Saúde visita amanhã APDP para homologação de protocolo

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) recebe esta terça-feira, às 11 horas, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro. A visita surge a propósito da recente assinatura do protocolo de cooperação, renovável, com a duração de quatro anos, que garante o reconhecimento da APDP como unidade integrada no SNS.

UpHill fecha ronda de 7 milhões de euros

A UpHill, tecnológica portuguesa que desenvolve software de orquestração e automação de jornadas de cuidados, acaba de fechar uma nova ronda de investimento no valor de 7 milhões de euros e anunciou a abertura de novos escritórios em Espanha e no Reino Unido.

Católica debate a psicologia no século XXII

Estudantes, antigos alunos, investigadores, docentes e profissionais da área da psicologia, a nível nacional e internacional, vão rumar à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, entre 19 e 21 de março, para falar sobre “A Psicologia no Século XXII: Desafios e Oportunidades”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights