Apresentado Relatório da Diabetes 2023

3 de Abril 2023

O Observatório Nacional da Diabetes (OND) da Sociedade Portuguesa de Diabetologia apresentou publicamente o seu relatório anual “Diabetes - Factos e Números – Edição 2023”, relativo aos anos de 2019, 2020 e 2021, no dia 31 de março.

João Raposo, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), explicou: “neste relatório é possível começar a quantificar os efeitos da pandemia Covid-19 na saúde das pessoas com diabetes. Apesar da diminuição do número de consultas nos cuidados primários de saúde (-15,6% de consultas neste período), não houve alterações do controlo metabólico das pessoas diagnosticadas com diabetes. Por outro lado, houve uma diminuição significativa dos rastreios da retinopatia diabética (-50% no 1.º ano de pandemia), o que pode ter consequências graves na vida de quem tem diabetes e uma sobrecarga significativa para assegurar os tratamentos subsequentes necessários. Em termos de custos, e neste período, a diabetes representa cerca de 9% da despesa em saúde com crescimento significativo das rúbricas associadas aos medicamentos (424 milhões de euros em 2021) e aos internamentos (310 milhões de euros).”

“É a partir de dados como estes (…) que monitorizamos a nossa atividade em saúde e tomamos decisões fundamentadas” – “esta é uma das funções mais relevantes das sociedades científicas de que a SPD foi um exemplo pioneiro”, referiu ainda João Raposo.

“Como fica demonstrado neste relatório, a diabetes é uma das ameaças à sustentabilidade do nosso SNS. A acessibilidade aos melhores tratamentos tem de ser assumida a par de estratégias eficazes de prevenção e diagnóstico precoce”, concluiu o presidente da SPD.

O relatório foi apresentado na Escola Nacional de Saúde Pública, em Lisboa.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights