Nova técnica terapêutica para patologias psiquiátricas no São João

3 de Abril 2023

O Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) iniciou uma nova técnica terapêutica para patologias psiquiátricas. Trata-se da Estimulação Magnética Transcraniana (EMT).

É um procedimento de neuromodulação não invasiva, que consiste na aplicação de campos magnéticos pulsados capazes de gerar correntes elétricas de baixa intensidade no cérebro.

Segundo Miguel Bragança, diretor do Serviço de Psiquiatria: “Este método tem-se mostrado eficaz no tratamento de algumas patologias psiquiátricas, estando o Serviço de Psiquiatria focado, nesta fase inicial, nas situações de perturbação depressiva major resistente ao tratamento e de perturbação obsessivo-compulsiva”. A EMT será apenas utilizada em casos graves de patologia psiquiátrica, sendo por isso um tratamento de segunda linha.

“O tratamento consiste na aplicação de uma pequena bobine que aplica campos magnéticos sobre o couro cabeludo, nas zonas correspondentes a áreas do córtex cerebral envolvidas nas patologias acima mencionadas. Através da EMT, é possível estimular ou inibir regiões específicas do cérebro, de forma segura, bem tolerada e sem impacto na cognição. Durante o tratamento, a pessoa encontra-se consciente, não havendo necessidade de utilização de anestésicos”, explica.

Esta técnica, utilizada em vários centros internacionais, iniciou-se no CHUSJ com três utentes submetidos a sessões de vinte minutos, ao longo de seis semanas.

“Para receber este tratamento, os utentes são inicialmente encaminhados pelo seu médico psiquiatra e passam depois por uma avaliação prévia, para determinar a sua elegibilidade para este procedimento”, conclui Miguel Bragança.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights