Webinar discute papel da enfermagem na implementação de jornadas de cuidados

5 de Abril 2023

No dia 13 de abril, às 18h30, a UpHill promove o webinar "O papel da enfermagem na implementação de jornadas de cuidados", gratuito e para enfermeiros.

A sessão conta com a participação de Bárbara Oliveira, enfermeira no Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA), e Válter Fonseca, Head of Medical Decision and Health Quality na UpHill, e moderação de Francisco Silva, enfermeiro e cofundador da FullNURSE.

“A definição e implementação de jornadas de cuidados é uma necessidade dos sistemas de saúde atuais, nos quais a fragmentação dos cuidados de saúde é uma realidade, que afeta sobretudo os doentes crónicos, e que está associada ao desperdício de recursos, piores outcomes para os doentes e maior risco de hospitalização ou readmissão.

No contexto da doença crónica, cuja complexidade se traduz na necessidade de cuidados multidisciplinares, que requerem a articulação de diferentes profissionais e níveis de cuidados, no decurso de uma relação longa e contínua com o sistema de saúde, a definição de uma jornada multidisciplinar e abrangente, que indique o percurso que o doente vai seguir desde o momento em que é diagnosticado, funciona como um mapa que une vários pontos do sistema e guia a prestação de cuidados. Desta forma, é a garantia de que cada doente recebe os cuidados adequados, em cada momento e independentemente do local onde se encontra, precisamente por definir todas as etapas pelas quais deve passar e o que acontece em cada uma delas”, diz a UpHill.

Qual o papel da enfermagem na definição e implementação de jornadas de cuidados? Podem estas ferramentas reforçar o papel destes profissionais nas instituições de saúde? Que relação existe com as dimensões de qualidade e segurança? E porque é que o enfermeiro é essencial para o sucesso deste processo? Estas e outras perguntas dão mote à sessão.

A participação é gratuita mediante inscrição prévia.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights