Cólera matou 122 pessoas desde setembro em Moçambique

14 de Abril 2023

Um total de 122 pessoas morreram e outras 17.762 foram internadas em Moçambique devido à cólera, desde setembro de 2022, indica o boletim diário do Ministério da Saúde (Misau).

Atualmente estão internadas 221 pessoas, tendo sido registados 193 novos casos nas últimas 24 horas, refere a atualização da Direção Nacional de Saúde Pública.

Moçambique registou, desde setembro, um cumulativo de 26.253 casos da doença.

As províncias de Niassa, Tete, Sofala e Zambézia estão entre as mais afetadas pela doença, havendo também casos registados na província de Nampula, norte de Moçambique, e em Maputo, capital do país.

Um total de 1,2 milhões de pessoas foram vacinadas contra a cólera em três províncias de Moçambique, número que corresponde a 100% da meta prevista.

A cólera é uma doença que provoca fortes diarreias, que é tratável, mas que pode provocar a morte por desidratação se não for prontamente combatida – sendo causada, em grande parte, pela ingestão de alimentos e água contaminados por falta de redes de saneamento.

Moçambique, considerado um dos países mais severamente afetados pelas alterações climáticas no mundo, está em plena época chuvosa e ciclónica, que ocorre entre os meses de outubro e abril, com ventos oriundos do Índico e cheias com origem nas bacias hidrográficas da África Austral.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights