IPMA alerta para radiação ultravioleta muito elevada este fim de semana

14 de Abril 2023

A exposição à radiação ultravioleta vai representar este fim de semana um risco muito elevado em quase todo o território de Portugal continental e para o arquipélago da Madeira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para sábado e domingo é esperado um aumento significativo das temperaturas, de acordo com o IPMA.

No sábado, em Portugal continental a exposição à radiação terá um risco muito elevado em todo o território, com exceção dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança, que terão um risco elevado.

No domingo, a exceção ao risco muito elevado será apenas para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, que terão um risco elevado.

O arquipélago da Madeira terá no fim de semana um risco muito elevado na exposição aos raios, enquanto nos Açores o risco é inferior.

Face aos efeitos da exposição à radiação ultravioleta na saúde, o IPMA aconselha que nas regiões com risco muito elevado, sejam utilizados óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e ainda que se evite a exposição das crianças ao sol.

Para as regiões com risco elevado, recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t’shirt’ e protetor solar.

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

APDP denuncia falhas na aplicação do direito ao esquecimento para pessoas com diabetes

No Dia Mundial da Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal alerta que a Lei do Direito ao Esquecimento não está a ser cumprida na prática. A associação recebe queixas de discriminação no acesso a seguros e crédito, defendendo que a condição clínica não pode ser um obstáculo à realização pessoal e profissional. A regulamentação da lei está em fase de auscultação pública, mas persiste o receio de que não garanta plena equidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights