Programa móvel de Formação em Cirurgia Cardíaca chega ao Centro Hospitalar Universitário de Coimbra

20 de Abril 2023

O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) recebe hoje o projeto "Tour For Life", que chega a Portugal com o objetivo de facilitar a formação de profissionais de saúde nas mais recentes técnicas de cirurgia cardíaca, permitindo-lhes testar novas tecnologias em primeira mão e sem saírem do hospital.

Esta é uma iniciativa europeia da Medtronic que torna acessíveis os últimos avanços nesta especialidade da medicina aos profissionais de saúde.

O camião “Tour For Life” estacionou o seu módulo sobre rodas à porta do CHUC – polo Hospital Geral (vulgo Covões) para que os profissionais de saúde deste centro hospitalar possam utilizar as suas ferramentas e recursos. Durante o dia de hoje, realizam-se diversas atividades para aproveitar tudo o que o serviço oferece, desde treinos teóricos e práticos para cirurgiões especializados até simuladores para replicar cirurgias reais.

O objetivo da iniciativa “Tour For Life” é dar visibilidade à inovação e aproximar a formação contínua em cirurgia cardíaca dos profissionais de saúde e, assim, contribuir para melhorar a qualidade do atendimento aos doentes. Além disso, a utilização de uma unidade móvel como base, que carrega todo o equipamento necessário e fica estacionada no próprio hospital, proporciona agilidade, conforto e economia de tempo.

As técnicas que podem ser realizadas no camião relacionam-se com os principais problemas cardíacos: substituição de válvulas, reparação cirúrgica de anomalias do músculo cardíaco, ablação cirúrgica com radiofrequência. A experiência inclui ainda simuladores de última geração que permitem testar in situ as últimas tecnologias e terapias.

Antes de chegar a Portugal, a “Tour For Life” passou pela Bélgica, Suíça, França, Reino Unido, Irlanda e Espanha. Depois de passar pela Península Ibérica, o camião passará pela Itália, Alemanha e pelos países nórdicos.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pedro Von Hafe: “O efeito de tirar as estatinas aos doentes que delas precisam é uma catástrofe”

O alerta é do Professor da Faculdade de Medicina do Porto e Internista do Hospital de São João. Em conversa com Jorge Polónia, professor catedrático de Medicina Interna da Faculdade de Medicina do Porto, Pedro Von Hafe fez questão de desmistificar alguns dos mitos associados à intolerância às estatinas, afirmando que o efeito nocebo é um problema que vive “todos os dias” na prática clínica. “Está provado que há uma mortalidade acrescida quando se suspende esta terapêutica”, alerta o internista. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights