Centro de competências para envelhecimento vai dar formação a cuidadores

23 de Abril 2023

 O Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo e Saudável vai ter um centro de competências dedicado ao envelhecimento que, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), vai dar formação a quem cuide de idosos.

Em entrevista à agência Lusa, o coordenador do Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo e Saudável, que iniciou funções em 01 de abril, adiantou que este centro de competências, focado no envelhecimento saudável e ativo, estará a funcionar “em breve”.

“É um centro que vai formar e capacitar cuidadores de idosos”, adiantou Nuno Silva Marques, segundo a qual estarão incluídos trabalhadores de instituições, mas também cuidadores informais.

Na quarta-feira, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), Ana Mendes Godinho, adiantou que este centro de competências “iniciará a sua atividade ainda neste semestre”.

“Permitirá ter, pela primeira vez, um centro de competências dedicado à investigação, ao desenvolvimento e à inovação em termos de respostas para o envelhecimento e também na própria capacitação de cuidadores em função das novas necessidades, também de resposta às múltiplas e características e evolução das necessidades das pessoas”, disse, na altura, a ministra.

Nuno Silva Marques defendeu que, com o centro de competências, será mais fácil e rápido prevenir o impacto do envelhecimento nas próximas décadas.

“Nas próximas duas décadas nós vamos ter o maior impacto em termos da nossa pirâmide etária, em termos demográficos, numa redução da população ativa e no aumento da população acima de 65 anos”, referiu.

Alertou que a condição em que hoje em dia as pessoas entre os 65 e os 75 anos chegam à velhice não é a mesma de há 20 anos.

“Ainda estão muito ativas, ainda dão um contributo enorme à sociedade (…) e, portanto, não podem ser minimamente desvalorizadas”, defendeu.

O plano nacional para o envelhecimento ativo vai ter soluções adaptadas quase à realidade de cada um, seja com habitação colaborativa ou obras nas residências para que os mais velhos possam escolher onde preferem viver até mais tarde.

Segundo o responsável, é expectável que o plano nacional para o envelhecimento ativo seja apresentado até ao final do primeiro semestre, ou seja, até ao final do mês de junho, devendo entrar em vigor, com as medidas no terreno, a partir do segundo semestre.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights