Atividade assistencial do Hospital de Cantanhede com aumento significativo

24 de Abril 2023

A atividade assistencial do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em Cantanhede, no distrito de Coimbra, registou um aumento significativo no primeiro trimestre de 2023 face ao mesmo período do ano anterior.

“Este aumento, na verdade, é um corolário daquilo que tem sido o nosso mandato. Nós começámos o mandato em 2020. […] Estes números têm vindo em crescendo e, portanto, já são números muito consolidados. Aquilo que fizemos foi esta aposta no movimento assistencial que significa que temos mais consultas e mais tipos de consultas”, revelou hoje, à agência Lusa, a presidente do Conselho de Administração do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), Diana Breda.

A consulta externa teve um aumento de 21% e a cirurgia de ambulatório registou um aumento de 30%, nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2023, face ao mesmo período de 2022.

Dadas as necessidades da população de Cantanhede, “uma população ainda mais envelhecida do que a média de Portugal”, foi criada a resposta de sessões de Hospital de Dia, no início de 2022.

As sessões de Hospital de Dia cresceram 382% face ao primeiro trimestre de 2022.

“É uma resposta muito importante. Podemos receber os nossos doentes, quer os doentes referenciados através dos cuidados de saúde primários, e permitir, por exemplo, uma transfusão de sangue”, evitando a ida desnecessária às urgências, frisou.

Já as análises clínicas e os exames realizados no hospital registam um crescimento superior a 10%.

“Desde o início do mandato passámos de cerca de 9.000 exames, em 2019, para 71.000 [em 2023]. Portanto, é uma enorme aposta que fizemos nesta área”, reafirmou.

O HAJC adquiriu recentemente um pletismógrafo, para os utentes fazerem provas funcionais respiratórias.

Considerando o crescimento do Hospital, este equipamento vai passar a funcionar na sala de oração do HAJC, sendo que a sala de oração será transferida para a zona de internamento.

O Hospital de Cantanhede detetou também uma “necessidade grande” no que respeita às sessões de fisioterapia para o exterior.

“Nós tínhamos [sessões de fisioterapia] apenas para os nossos doentes internados e vamos conseguir, provavelmente no próximo mês”, ter este cuidado de saúde disponível para a população.

A presidente do Conselho de Administração deu ainda nota de que o HAJC tem as contas equilibradas.

“Nós também aumentámos muito a receita própria. Temos protocolos com várias entidades […] e isso permitiu que nós aumentássemos a nossa receita própria. Somos das instituições do SNS [Serviço Nacional de Saúde] SNS com menor dívida”, concluiu.

O HAJC presta cuidados de saúde diferenciados, sendo que a sua área de influência abrange os concelhos de Cantanhede e Mira, e a freguesia de Arazede, concelho de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra.

Estende-se ainda a algumas freguesias dos concelhos de Anadia, Mealhada e Vagos, no distrito de Aveiro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights