OMS: Uma em cada 10 infeções pelo coronavírus resulta em condição pós-covid

26 de Abril 2023

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou hoje que uma em cada 10 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 resulta em condição pós-covid-19 e que centenas de milhões de pessoas irão necessitar de cuidados a longo prazo.

A estimativa foi avançada durante a conferência de imprensa regular em Genebra, na Suíça.

A condição pós-covid-19, anteriormente conhecida como covid-19 longa, define-se, de acordo com a Direção-Geral da Saúde, como a série de “sintomas tardios em algumas pessoas com história provável ou confirmada de infeção por SARS-CoV-2”, o coronavírus que causa a doença respiratória covid-19.

Os sintomas mais frequentes da condição pós-covid-19 são fadiga, dificuldade respiratória, alterações do olfato e paladar, depressão e disfunção cognitiva.

Na conferência de imprensa da OMS, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que, apesar da queda em 95% das mortes por covid-19 desde janeiro, em alguns países o número de óbitos aumentou, sendo que 14 mil pessoas morreram nas últimas quatro semanas.

Apesar de alertar para a possibilidade de novas variantes virais serem capazes de provocar novas vagas de infeções ou mortes, como a XBB.1.16, associada ao aumento de casos na Índia, a OMS reiterou a expectativa de ainda este ano declarar o fim da covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional.

A covid-19 foi declarada uma emergência de saúde pública internacional em 30 de janeiro de 2020 e uma pandemia em 11 de março de 2020.

A doença é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, um tipo de vírus que foi detetado em finais de 2019 na China e que se disseminou rapidamente pelo mundo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights