Cuidadores de idosos têm novo centro de formação em Loulé

28 de Abril 2023

O Centro de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA) que vai formar cuidadores de idosos foi apresentado e inaugurado hoje em Loulé, no distrito de Faro, prevendo-se que inicie a sua atividade ainda este semestre.

“O objetivo é que o centro capacite todas as pessoas que lidam de alguma forma com o envelhecimento e, portanto, ajude a desenvolver aqui técnicas de resposta, de estímulo, ao envelhecimento ativo nas suas várias dimensões”, disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, à margem da cerimónia de inauguração e apresentação da nova instituição.

O Centro de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA) é um novo “centro protocolar” do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português.

Para a ministra do Trabalho, a nova estrutura “poderá ser um instrumento não só de capacitação e formação das pessoas, mas também um parceiro determinante na formação das políticas públicas dedicadas ao envelhecimento”.

Na semana passada, a ministra do Trabalho já tinha indicado que o centro de competências “iniciará a sua atividade ainda neste semestre”.

Segundo nota da Câmara de Loulé, as ações promovidas pelo CCEA são dirigidas aos candidatos a emprego em áreas profissionais que se enquadrem no âmbito de atribuições do centro, incluindo os que se encontrem em situação de desemprego, através de formação profissional que potencie o (re)ingresso “rápido e de qualidade” no mercado de trabalho.

A formação será também dada aos trabalhadores das entidades envolvidas na prestação de cuidados a idosos, aos cuidadores informais de idosos e às entidades que promovam a criação e/ou desenvolvimento de projetos neste âmbito.

Na cerimónia que teve lugar no Palácio Gama Lobo, em Loulé, foi assinado o protocolo entre a Câmara desta cidade e o IEFP para cedência de terreno em que está instalado o CCEA.

“A pandemia [de covid-19] mostrou que é mesmo preciso investirmos no ponto de vista das qualificações, daquilo que faz a diferença, na valorização dos trabalhadores, na capacitação das pessoas alinhadas com aquelas que são os desafios e as competências do futuro”, disse Ana Mendes Godinho.

O CCEA tem como objetivos “promover a formação em prestação de cuidados aos idosos, valorizar os recursos humanos envolvidos na prestação de cuidados aos idosos, no sentido de qualificar e requalificar os trabalhadores, e investir na formação e capacitação para a prestação diferenciada de cuidados com respostas formativas inovadoras, dotando os ativos de competências para respostas mais eficazes face às necessidades do envelhecimento ativo na sociedade portuguesa”.

O presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, congratulou-se por o Governo ter decidido localizar o novo centro “fora das macrocefalias de Lisboa e Porto” e por o seu concelho ter sido o escolhido.

“Em Loulé está a nascer um ecossistema de saúde”, um segmento que o dirigente local classificou de “muito importante”.

A ministra do Trabalho sublinhou “a necessidade de acelerar as respostas” na área da política social, “porque muita gente está à espera de respostas”.

Na semana em que se comemorou os 49 anos do “25 de abril”, Ana Mendes Godinho também realçou mais uma “realização” de políticas que são possíveis devido a essa revolução.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights