Asma: SPP e SPAIC unem esforços na sensibilização dos mais jovens

29 de Abril 2023

No âmbito do Dia Mundial da Asma (2 de maio), a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) uniram-se com o objetivo de fazer chegar a sua mensagem mais longe e decidiram focar-se nos mais novos.

“Este ano, o nosso destaque vai para os mais novos. Queremos dar a conhecer melhor a asma, o seu impacto e a necessidade de a tratar de forma correta, sem mitos, sem receios e sem limitações”, referem Lígia Fernandes (SPP) e Ana Mendes (SPAIC).

Com este objetivo de sensibilizar o público mais jovem para a asma, as duas entidades vão organizar sessões informativas em diferentes escolas secundárias do país.  “A asma é uma doença crónica, muito subvalorizada, mas que pode ter um impacto tremendo na vida dos doentes, principalmente das crianças e jovens. A SPP e a SPAIC querem sensibilizar este grupo etário para que não aceitem os sintomas, para que não aceitem qualquer limitação nas suas atividades diárias (mesmo que estejam “habituados”). O controlo total da asma é possível, é preciso procurar ajuda”, explicam as médicas especialistas.

Em Portugal, estima-se uma prevalência de asma de 8,4% na população com menos de 18 anos. É a doença crónica mais comum nestas faixas etárias e pode trazer importantes limitações na vida diária e escolar. “Infelizmente, muitas crianças e jovens não têm a real noção desta doença e desvalorizam as queixas pelo que esta sensibilização faz todo o sentido ser feita neste grupo em particular”, alertam Lígia Fernandes e Ana Mendes.

Quanto aos principais sintomas a que devemos estar atentos, a asma pode “ter várias manifestações, tais como a pieira (chiadeira no peito), a tosse, especialmente à noite ou de manhã, aperto no peito e falta de ar. Se não controlada, a asma causa limitação da vida em muitos domínios, como as atividades físicas, o sono, causa maior cansaço e pode mesmo afetar o desempenho escolar e comprometer a função pulmonar e o futuro”.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de sarampo sobem para 23 em Portugal

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights