Lucro do grupo CUF estável nos 34,5 ME em 2022

29 de Abril 2023

O grupo CUF alcançou um lucro consolidado de 34,5 milhões de euros em 2022, em linha com os 34,7 milhões de 2021, e um resultado líquido sobre vendas de 5,4%, anunciou o grupo

Em comunicado, o grupo privado de saúde destaca o contributo do segmento de infraestruturas para o resultado líquido do ano passado, com um peso de 29,1%.

Em 2022, os rendimentos operacionais consolidados do grupo CUF somaram 636 milhões de euros, tendo registado incrementos de 8,9% e 28,4% face aos exercícios de 2021 e 2019 (pré-pandemia), respetivamente.

O EBIT (resultado operacional) consolidado ascendeu a 57,5 milhões de euros, um aumento na ordem dos 16% relativamente a 2021 e 2019, o que se reflete numa margem de EBIT de 9%.

O rácio de dívida financeira líquida sobre EBITDA (resultado operacional acrescido de amortizações e depreciações e provisões e perdas por imparidade) recuou de 5,39 vezes no final de 2021 para 4,67 vezes, por via da redução da dívida financeira líquida e da melhoria do EBITDA.

O rácio de autonomia financeira aumentou de 16,7% para 21,0%, em resultado do reforço dos capitais próprios, e o investimento do grupo ascendeu a 58,3 milhões de euros.

No ano passado, a CUF destaca ter mantido um “crescimento sustentado da sua atividade assistencial”, com uma “evolução positiva nos indicadores assistenciais face aos períodos homólogos”.

“Destaque para os serviços de urgências, que aumentaram em 44,9% relativamente a 2021 e em 11,6% face a 2019”, detalha, enquanto as consultas e as cirurgias tiveram um crescimento de 7,4% e 8,3% relativamente a 2021, respetivamente, e incrementos de 16,1% e 13,9% comparativamente com 2019.

Quanto aos partos, voltaram a registar uma evolução positiva, tendo ficado 3,2% e 5,3% acima dos realizados em 2021 e 2019, respetivamente.

Em 2022, a CUF diz ter prestado cuidados de saúde a mais de 1,1 milhão de clientes, através de 2,5 milhões de consultas, 1,3 milhões de exames de imagiologia, 45 mil teleconsultas, 58 mil cirurgias e 409 mil episódios de urgência.

Por via dos canais digitais, foi ainda dada resposta a mais de 60 mil avaliações através do Avaliador de Sintomas My CUF.

No ano passado, o grupo inaugurou duas novas unidades de saúde – o Hospital CUF Trindade, no Porto, e a Clínica CUF Montijo – e concluiu a primeira fase da expansão do Hospital CUF Santarém.

Segundo adianta no comunicado, esta “aposta no crescimento da rede irá manter-se em 2023”, sendo disso exemplo a aquisição do Hospital Internacional dos Açores e a abertura da Clínica CUF Leiria, ambas concretizadas no primeiro trimestre.

Paralelamente, a CUF diz ter “robustecido” a aposta na hospitalização domiciliária, garantindo o acompanhamento a doentes que optaram por ser hospitalizados na sua residência, ao expandir em 2022 este serviço a outras áreas geográficas da Grande Lisboa e ao Porto.

Em resposta aos aumentos da inflação e das taxas de juro, o grupo atribuiu aos trabalhadores, no final de 2022, um prémio extraordinário no valor global de 2,3 milhões de euros, que se somou a um prémio de 6,4 milhões a meio do ano, perfazendo uma atribuição extraordinária de 8,7 milhões de euros.

Segundo destaca, em 2023 a massa salarial do grupo registará um crescimento de 8,9%.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights