Saúde do opositor russo Alexey Navalny está a deteriorar-se

30 de Abril 2023

Dasha Navalnaya, filha do opositor russo Alexey Navalny, preso, afirma que o estado de saúde do pai está a deteriorar-se.

Em declarações feita ontem à CNN, durante o Jantar dos Correspondentes da Casa Branca, Dasha Navalnaya descreveu a situação como “incrivelmente difícil”.

“Ele está a fazer o melhor que pode numa prisão russa onde se encontra encarcerado em péssimas condições”, disse.

“Os guardas do estabelecimento prisional estão a tirar-lhe a comida”, acrescentou. “A sua saúde está a deteriorar-se e estamos a fazer tudo o que podemos para lhe dar a atenção de que necessita.”

Figura da oposição, Navalny, um crítico proeminente do Presidente Vladimir Putin, está atualmente a cumprir uma pena de nove anos de prisão numa prisão de segurança máxima a leste de Moscovo.

No início desta semana, disse no Twitter que enfrenta um novo “caso de terrorismo” – separado das atuais acusações contra ele – que pode significar mais décadas de prisão. Foi-lhe também dito que o caso seria julgado por um tribunal militar.

Recorde-se que Em 2020, Navalny foi envenenado com o agente nervoso Novichok – um ato que ele e as autoridades ocidentais atribuíram ao Kremlin.

Navalny foi visto através de uma ligação de vídeo enquanto decorria a audição judicial.

Alexey Navalny, diz que enfrenta novas acusações de terrorismo apesar de estar na prisão.

Após uma estadia de cinco meses na Alemanha a recuperar do envenenamento com Novichok, Navalny regressou a Moscovo em 2021 e foi imediatamente detido por violar as condições de liberdade condicional impostas num processo de 2014.

Dasha Navalnaya disse que era importante para ela participar no Jantar dos Correspondentes da Casa Branca porque “a América, como país, representa a liberdade de expressão política”.

“É por isso que o meu pai e a Fundação Anticorrupção estão a lutar”, afirmou.

NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights