29º CNMI – Abordagem integrada do doente com IC

5 de Maio 2023

Pedro Carreira, Cristina Gavina e Jonathan Santos fizeram parte do painel de palestrantes da mesa-redonda subordinada ao tema “Abordagem integrada do doente com IC”

Na perspetiva da Medicina Interna, Pedro Carreira começou por explicar que “a insuficiência cardíaca é uma entidade clínica complexa, crónica e associada a múltiplas descompensações e internamentos. A abordagem integrada envolve uma colaboração próxima de uma equipa multidisciplinar de profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, entre outros, num esforço conjunto para melhorar o prognóstico, reduzir hospitalizações e promover o controlo sintomático”.

Ao longo da sua exposição, apresentou a experiência da UNIICA – Unidade Integrada de Insuficiência Cardíaca do Centro Hospitalar de Setúbal. “O conceito de abordagem integrada do doente com IC não é novo, no entanto, a sua operacionalização reveste-se de desafios e obstáculos. A dificuldade de articulação entre especialidades bem como as limitações humanas e estruturais das instituições, levam a que muitas vezes a multidisciplinaridade fique apenas no papel. Aceitei o convite para trazer um exemplo dessa articulação desejada, mas nem sempre alcançada”, terminou.

Por seu lado, Jonathan Santos afirmou que a mesa-redonda em causa “reflete desde logo a necessidade na gestão conjunta da insuficiência cardíaca ao integrar a voz das várias especialidades médicas”.  Do ponto de vista da Medicina Geral e Familiar, partilhou os desafios dos cuidados de saúde primários e exemplificou estratégias práticas que aplica no dia a dia para uma abordagem otimizada da doença, garantindo que esta foi uma oportunidade de reflexão multidisciplinar, para que seja reforçada a conexão entre os vários tipos de cuidados, com foco no doente.

“A integração de cuidados urge ser uma realidade”, rematou.

NR/HN/29CNMI

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights