Dirigente diz que Plano Regional de Saúde Mental assenta na criação de mais equipas comunitárias

5 de Maio 2023

A multiplicação de equipas comunitárias de saúde mental, que trabalhem em articulação com os cuidados de saúde primários, e numa lógica de proximidade, são um dos pilares do Plano Regional de Saúde Mental, apresentado na Covilhã.

Segundo o responsável pela Coordenação Regional de Saúde Mental da Região Centro, João Redondo, a intenção é criar equipas multidisciplinares por áreas geográficas com serviços coordenados e integrados, para facilitar o acesso dos utentes à prestação de cuidados, rapidez na resposta às necessidades e a continuidade no atendimento.

João Redondo sublinhou ser necessária “uma mudança estrutural” no modelo de organização dos cuidados de saúde mental e acentuou a importância do “trabalho em rede”, mudanças que requerem “tempo e recursos”.

O responsável frisou ter de se olhar para os recursos que existem e assegurar “que as pessoas possam trabalhar com a garantia de que existe o terapeuta de referência para cada doente, se existir essa necessidade, e ter logo alguém que abra a porta para entrar no circuito”.

O trabalho com os cuidados de saúde primários é considerado fundamental, por ser aí que as pessoas se dirigem inicialmente.

“Se houver a necessidade de cuidados mais urgentes, há uma triagem mais precoce. Tudo isto leva a que as doenças não atinjam a gravidade que, por vezes, podem atingir se não existirem estes filtros”, vincou o psiquiatra.

Cada equipa é composta por um psiquiatra, um psicólogo, um terapeuta ocupacional, um assistente social e dois enfermeiros.

As primeiras equipas na região Centro – Equipa Comunitária de Saúde Mental para a Infância e Adolescência do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, na Covilhã, e Equipa Comunitária de Saúde Mental para Adultos Dão Lafões, do Centro Hospitalar Tondela-Viseu – foram criadas em 2020.

No ano passado, Castelo Branco passou a ter também uma equipa para adultos, Leiria uma para a infância e adolescência e, segundo João Redondo, “este ano, vão ser criadas mais duas equipas comunitárias na região Centro”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Segundo João Redondo, o Plano Regional de Saúde Mental foi concebido para os anos 2023-2024 “para anualmente o irmos avaliando e ajustando às necessidades”, referiu o coordenador.

“Onde o trabalho é mais próximo, vamos ter menos pessoas a procurar o hospital”, acentuou o responsável. “O que vai mudar tem que ver com estes cuidados de saúde mental estarem próximos das pessoas, a ideia de uma visão comunitária”, acrescentou.

Para João Redondo, “isto é fundamental, quer numa perspetiva de saúde pública, para a prevenção, quer numa prestação mais próxima em termos de tempo e em termos de espaço em relação à acessibilidade das pessoas” aos cuidados de saúde mental.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights