29 CNMI – Infiltrados pulmonares agudos com apresentação de caso clínico

6 de Maio 2023

"Infiltrados pulmonares agudos" foi a mesa-redonda moderada por Pedro Leuschner e Alfredo Martins, e organizada pelo Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias (NEDResp) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Os três palestrantes, Raquel Calisto, José Miguel Maia e Mariana Meireles, optaram por trazer um caso clínico, proporcionando um momento de interação e partilha com a plateia.

Raquel Calisto, sobre o tema “Pneumonia”, abordou a infeção como causa de infiltrados pulmonares + IRA hipoxémica, passando pelos pontos: “É pneumonia?”, “Qual o melhor tratamento?”, “Que exames microbiológicos são importantes?” e “Outras possíveis opções terapêuticas”. Referiu que a pneumonia é a principal causa de infiltrados pulmonares + IRA hipoxémica, no entanto, nem tudo é pneumonia. Alertou que se deve prescrever precocemente o melhor antimicrobiano e que a controvérsia do uso de corticoide na PAC grave continua.

De seguida, José Miguel Maia, apresentou “ARDS (Acute Respiratory Distress Syndrome)”. Explicou a forma de apresentação da doença, a sua causa, critérios de diagnóstico e limitações existentes, e o tratamento não invasivo e invasivo. Apontou que a mortalidade em UCI é de 35,3% e a mortalidade hospitalar de 40%.

Por fim, Mariana Meireles apresentou uma panóplia de outros diagnósticos a ter em consideração, quando necessário. “São doenças raras. Há um elevado índice de suspeição para o diagnóstico. A TC de tórax tem um papel fundamental na orientação diagnóstica e, frequentemente, são secundárias a um insulto ou doença associada que deve ser identificada”, concluiu.

No final, foi apresentada a resolução do caso clínico.

NR/HN/29CNMI

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights