29 CNMI – Imunologia Clínica: a área de diferenciação na Medicina Interna

7 de Maio 2023

"Imunologia Clínica" é o tema de uma das mesas-redondas do penúltimo dia do 29.º CNMI. João Serôdio, Susana Oliveira e Sofia Pinheiro, enquanto palestrantes, e Fernando Salvador e Raquel Faria, na moderação, debruçaram-se sobre o tópico.

“As doenças autoimunes constituem uma área de diferenciação na Medicina Interna, provavelmente, pelas suas baixas incidência e prevalência, mas no seio da qual se incluem muitas patologias do Internista dado o seu verdadeiro carácter multissistémico. É assim importante tratar algumas destas entidades de difícil diagnóstico e tratamento, frequentemente, complexo”, começou por explicar Sofia Pinheiro.

A palestrante focou-se em “Patient Related Outcomes: importância na prática clínica”, onde abordou “um assunto premente e em franco desenvolvimento que, longe de ser exclusivo à patologia autoimune, é aplicável e cada vez mais, efetivamente, aplicado a todas as áreas da   prática médica já que reforça a opinião do doente relativamente à sua doença e ao seu tratamento. Ao pedirmos aos nossos doentes que nos digam como se sentem, como     sentem a doença e como sentem o tratamento, estamos a permitir que nos mostrem o caminho que querem seguir e que nem sempre é aquele que considerámos para eles”.

Sofia Pinheiro destacou, ainda, que este é um congresso muito rico pela diversidade e abrangência dos assuntos tratados. “Estou convicta que sairemos deste encontro satisfeito pelo que somos como especialidade e por tudo o que fazemos”, concluiu.

João Serôdio revelou que “o sistema imunitário é responsável pela orquestração da resposta de defesa a estímulos nocivos endógenos ou exógenos em todo o organismo. Desta forma, o sistema imune está envolvido em processos fisiopatológicos de inúmeras doenças, quer sistémicas quer especificas de órgão. Considerando a sua ubiquidade, as desregulações imunológicas manifestam-se frequentemente com envolvimento de vários órgãos. Sendo o internista o médico hospitalar mais preparado a lidar com pluripatologia e afeções multiorgânicas, considero que é da maior pertinência a presença de uma mesa-redonda de imunologia clínica no Congresso Nacional de Medicina Interna”. Sobre o seu tema em específico, “Vasculites sistémicas. Novos aspetos classificativos e terapêuticos”, o especialista explicou que as vasculites são um dos paradigmas de doenças imunomediadas sistémicas, englobando, contudo, um grupo muito heterogéneo de patologias. “Recentemente, foram atualizados os novos critérios classificativos ACR/EULAR 2022 para as vasculites sistémicas, que tentam enquadrar alguns dos avanços científicos no âmbito destas patologias”, afirmou.

João Serôdio espera que o 29.º CNMI seja dinâmico e definidor do que poderá ser o internista do futuro: “uma pedra basilar do funcionamento de qualquer instituição hospitalar”.

NR/HN/29CNMI

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights