APORMED: Antonieta Lucas é a nova Presidente da Direção

9 de Maio 2023

A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) anunciou a eleição de Antonieta Lucas como Presidente da Direção para o triénio 2023-2025, em representação da Alcon.

Citada em comunicado, a nova responsável fala num “regresso desejado, num cenário em que as empresas de dispositivos médicos enfrentam enormes desafios relacionados com a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde tais como a dívida hospitalar, a contribuição extraordinária ou o aumento da inflação. Acrescem também novas exigências europeias como a implementação do novo Regulamento dos Dispositivos médicos e a atualização do Código de Ética que devem ser asseguradas pelas empresas em Portugal. Novos desafios neste setor, como a evolução da Saúde Digital, a Inteligência Artificial, a Cibersegurança, a Sustentabilidade Ambiental entre outros, serão temas igualmente prioritários”, reflete Antonieta Lucas.”

Antonieta Lucas reforçou o seu compromisso em colaborar com todos os parceiros institucionais.

“Estou confiante de que com o diálogo e a cooperação entre todos os parceiros institucionais, entre os quais incluímos o Ministério da Saúde, iremos conseguir reforçar o nosso papel neste setor, promovendo o acesso integral às soluções médicas trazidas pelos dispositivos médicos a milhares de doentes que necessitam delas para manter a sua saúde e alcançar uma boa qualidade de vida”, aponta.

Formada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Clássica de Lisboa e pós-graduada em Avaliação Económica pelo ISEG e Gestão Farmacêutica pela Universidade Católica, Antonieta Lucas é Diretora Associada de Política e Inteligência Regulamentar, para a Europa, Médio Oriente e África, da Alcon, empresa especializada em cuidados oftalmológicos onde exerce funções há mais de 25 anos. É Chair do Comité de Assuntos Regulamentares da MedTech Europe. Foi presidente da APORMED nos mandatos de entre 2013 e 2018 e integra a direção da APORMED há mais de 20 anos.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights