Joana Isidro recebe Prémio João Monjardino

10 de Maio 2023

A investigadora Joana Isidro recebe esta quinta-feira, em Lisboa, o Prémio João Monjardino 2022 pela coautoria de um estudo sobre a origem, no ano passado, do surto de 'mpox', doença infecciosa declarada uma emergência de saúde pública internacional.

Joana Isidro é a primeira autora do trabalho realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e publicado em junho na revista científica Nature Medicine.

O estudo, coordenado pelo microbiologista João Paulo Gomes, sugere que o surto à escala mundial de ‘mpox’, em 2022, e que atingiu Portugal, teve uma origem ancestral comum em África e que o vírus que o provocou tem um número “anormalmente elevado” de mutações genéticas, ao todo 50.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 23 de julho o surto de ‘mpox’ como uma emergência de saúde pública internacional.

O Prémio João Monjardino, no montante de 10 mil euros, é uma iniciativa da Fundação Francisco Pulido Valente e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que “distingue anualmente trabalhos científicos numa área específica das ciências biomédicas e da saúde” feitos por um investigador com menos de 35 anos num laboratório nacional, salienta a FCT numa nota de imprensa.

A edição de 2022 do prémio foi dedicada às doenças virais.

A entrega da distinção será feita no auditório do INSA, em Lisboa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights