Congresso internacional debate sustentabilidade do sistema nacional de saúde

15 de Maio 2023

A sustentabilidade do sistema nacional de saúde é o tema central em debate no 1.º Congresso Internacional de Gestão em Saúde, que se realiza a 19 e 20 de maio no auditório Francisco de Assis, no Porto.

Neste encontro, que celebra as 20 edições do Executive Master em Gestão e Administração em Saúde da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), gestores, especialistas e investigadores nacionais e internacionais partilham as suas experiências e os principais desafios nesta área, desde descentralização de competências ao financiamento em saúde e a relevância da tecnologia, nomeadamente da Inteligência Artificial.

“Este é um momento importante e definidor do que queremos para o sistema de saúde em Portugal. Quais os desafios que se apresentam e como resolvê-los?”, explica Nuno Araújo, presidente da comissão organizadora do congresso, que tem entre os oradores Bruno Meessen, da Organização Mundial de Saúde, e Andrés Ferrer Santiago, CEO da Omawa 360 Sostenibilidad.

“Perspetivas disruptivas para a reorganização do Sistema Nacional de Saúde” é o tema da mesa-redonda que junta Rita Moreira, do conselho de gestão da Direção Executiva do SNS, e Filipa Costa, da direção de gestão de valor em saúde do Grupo Luz Saúde, com Patrick Jeurissen e Liz Fenton, que apresentam as perspetivas sobre a situação atual na Holanda e em Inglaterra.

A descentralização de competências será o tema do debate em que participam Adelaide Bello, presidente da Portuguese Association for Integrated Care, Fernando Malheiro, do ACES Tamega II, Luísa Salgueiro, presidente da Associação Nacional de Municípios, e José Eduardo Guimarães, da CESPU. Óscar Gaspar, presidente da APHP, Ana Paula Harfouche, da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, e José Carlos Calado, da Universidade Nova de Lisboa, apresentam as suas visões sobre a sustentabilidade e financiamento em saúde.

A inscrição no congresso é obrigatória. Mais informações aqui.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

André Peralta Santos é o novo subdiretor-geral da Saúde

O Governo nomeou André Peralta Santos para subdiretor-geral da Direção Geral da Saúde (DGS), cargo que ocupava há mais de ano e meio em regime de substituição, segundo o despacho hoje publicado me Diário da República.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights