Brasil deteta primeiros casos de gripe aviária em aves selvagens

16 de Maio 2023

O Ministério da Agricultura brasileiro anunciou a deteção dos primeiros casos de gripe aviária em aves marinhas selvagens no Brasil, o maior exportador mundial de carne de frango.

“Quero dizer ao mercado, principalmente ao setor de carne de frango, que não há risco de restrições ao comércio porque são aves selvagens”, afirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, num vídeo divulgado nas redes sociais, na segunda-feira.

As aves infetadas, três andorinhas-do-cabo, foram encontradas no litoral sudeste do estado do Espírito Santo, duas delas na quarta-feira e uma terceira nesta segunda-feira, revelou o ministério, em comunicado.

Análises laboratoriais “confirmaram que se tratava do subtipo H5N1” da gripe aviária, segundo o ministério.

Dependendo “da evolução do cenário epidemiológico, poderão ser adotadas novas medidas sanitárias” pelas autoridades “para prevenir a propagação (…) e proteger a avicultura nacional”, acrescentou a nota.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, com 35% do mercado, segundo dados do Ministério da Agricultura para 2022.

A gripe aviária causa alta mortalidade em aves selvagens e aves domésticas, como patos e galinhas.

Milhares de aves morreram ou foram abatidas na América do Sul, centenas de fazendas foram colocadas em quarentena e alguns países suspenderam as exportações devido à propagação do vírus, desde o ano passado.

A transmissão para humanos é rara e geralmente ocorre por contacto próximo com aves infetadas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights